Redução do imposto das bicicletas entra na pauta da Camex neste dia 17

Após críticas públicas da bancada do AM no Congresso e de apresentar projeto decreto legislativo para suspender decisão do governo, Câmara de Comércio Exterior vai deliberar sobre tal imposto

Polo de bicicletas da ZFM aquecido, fábrica está contratando

Da Redação do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 16/03/2021 às 19:45 | Atualizado em: 17/03/2021 às 10:15

Quase um mês depois de o ministro da Economia, Paulo Guedes, prometer à bancada parlamentar do Amazonas uma solução para a questão do imposto de importação de bicicletas, o Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) vai deliberar sobre o assunto nesta quarta-feira (17).

Em 18 de fevereiro, a Camex publicou uma resolução, determinando a redução gradual da alíquota de importação das bicicletas de 35% para 30% em março, 25% em julho e 20% em dezembro de 2021.

A iniciativa compromete a atividade de mais de 380 empresas do segmento em atuação no país, inclusive na Zona Franca de Manaus (ZFM), que empregam aproximadamente 20 mil trabalhadores.

A retomada do debate sobre o assunto no comitê ocorre após a bancada do Amazonas criticar publicamente a resolução e se mobilizar no âmbito do Congresso Nacional para derrubá-la.

Nesta terça-feira (16), o plenário do Senado votaria o projeto de decreto legislativo (PDL 87/2021) apresentado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) para anular a decisão do órgão vinculado à pasta da Economia.

A matéria conta ainda com as assinaturas do senador Omar Aziz (PSD-AM), que assumiu a relatoria do PDL, e de Plínio Valério (PSDB-AM).

PDL suspenso no Senado

Diante da informação de que a Camex pretende rediscutir o assunto, Braga pediu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), para que o projeto seja apreciado somente na quinta-feira (18) após nova decisão do colegiado.

“Temos a expectativa de haver uma reversão da resolução anterior, portanto assegurando a geração de empregos e estabelecendo uma política de estímulo à competitividade em nível nacional e em nível internacional”, justificou Braga.

Garantia do governo

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB/PE) afirmou que haverá uma saída para o impasse.

“O ministro Paulo Guedes me asseverou que essa reunião da Camex deverá encontrar uma solução satisfatória para a indústria de bicicletas e preservando os empregos”, declarou Bezerra.

Leia mais

Governo cala e José Ricardo pede urgência no projeto das bicicletas

Senadores do AM levam a plenário decreto das bicicletas da ZFM

Foto: Divulgação/Abraciclo