Ramos anuncia: governador do RS é candidato do PSD a presidente 

O PSD quer lançar Eduardo Leite (RS) por causa da desistência do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG)

ramos, governador, rs, candidato, psd, presidente

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 21/02/2022 às 18:13 | Atualizado em: 21/02/2022 às 18:13

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD-AM), disse hoje (21) que o governador do PSDB do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (foto), será anunciado nos próximos dias como o candidato do PSD à Presidência da República.     

Com isso, o deputado amazonense sinaliza que fracassaram as negociações do seu partido com o ex-presidente Lula da Silva (PT), que queria a sigla no seu palanque já no primeiro turno da disputa. 

As negociações envolviam o apoio do pré-candidato petista à reeleição de Omar Aziz (PSD-AM) ao Senado. Além disso, a retirada de candidaturas petistas aos governos da Bahia e de Minas Gerais.  

“Nos próximos dias Eduardo Leite pode ser anunciado como candidato a presidente do PSD. A candidatura será um fato novo na eleição, posto que oferecerá aos democratas liberais que rejeitam Bolsonaro, mas não se permitem votar em Lula, uma alternativa de centro-direita”, disse Ramos. 

Para o deputado do Amazonas, porém, a candidatura de Leite não seria prejudicial à de Lula, mas poderia preocupar a do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), à reeleição. 

“Para saber até que ponto a candidatura influenciará na tendência das pesquisas ainda teremos que esperar um pouco. Considerando que o perfil de Eduardo Leite não avança sobre a base eleitoral de Lula, Bolsonaro deve ficar com as barbas de molho”, disse. 

O PSD quer lançar Leite por conta da desistência do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), até então o candidato do partido ao Planalto. 

Leia mais

Disputa nacional 

O governador acenou positivamente para a ideia na última sexta-feira (18), em evento da Câmara de Indústria, Comércio e Serviço de Caxias do Sul, na serra gaúcha.  

Ao ser questionado se disputará a reeleição ao governo, Leite demonstrou que sua preferência ainda seria a candidatura nacional. 

“Passar um cavalo encilhado já não é fácil; passar dois, não dá pra gente desprezar”, brincou.  

Leite foi derrotado nas prévias do PSDB para João Dória, governador de São Paulo. Na disputa, que contou com o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, ele obteve 44% contra 53,99% de Dória.

Foto: Felipe Dalla Vale/Palácio Piratini

 

Tags