Quaest diz: Lula bate cantor, Marçal, governadores, Bolsonaro… em 2026

Nas estimuladas, Lula lidera com Ă­ndices de 28% a 45% nos cenĂ¡rios de primeiro e segundo turno.

AGU manda YouTube retirar fake news sobre saĂºde de Lula

Publicado em: 03/02/2025 Ă s 10:31 | Atualizado em: 03/02/2025 Ă s 10:55

O cenĂ¡rio polĂ­tico para a eleiĂ§Ă£o presidencial de 2026 jĂ¡ começa a se desenhar. AlĂ©m disso, o presidente Luiz InĂ¡cio Lula da Silva (PT) figura como o principal nome nas pesquisas de intenĂ§Ă£o de voto.

A mais recente sondagem da Quaest, divulgada nesta segunda-feira (3), revela que o petista lidera os principais cenĂ¡rios de primeiro turno, com percentuais que variam entre 28% e 33%, dependendo dos concorrentes.

Em um dos cenĂ¡rios mais disputados, o cantor sertanejo Gusttavo Lima se destaca como o principal adversĂ¡rio de Lula, alcançando 18% dos votos. O artista, que recentemente manifestou interesse em entrar na corrida presidencial, ocupa a segunda posiĂ§Ă£o nas intenções.

AlĂ©m disso, outros nomes foram analisados pela pesquisa, como TarcĂ­sio de Freitas (Republicanos), Pablo Marçal (PRTB), Eduardo Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (UniĂ£o).

Vale ressaltar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nĂ£o apareceu na pesquisa devido Ă  sua inelegibilidade.

Em um dos cenĂ¡rios analisados, Lula aparece com 30% das intenções de voto, seguido por TarcĂ­sio de Freitas (13%) e Gusttavo Lima (12%).

O percentual de indecisos soma 5%, enquanto aqueles que afirmam que votariam em branco ou nulo representam 14%. Em outro cenĂ¡rio, os nĂºmeros sĂ£o um pouco mais apertados, com Lula alcançando 28%, enquanto Gusttavo Lima e Pablo Marçal somam 12% cada.

Gusttavo Lima diz que vai ser candidato do bolsonarismo a presidente

Quando a pesquisa se volta para o segundo turno, o cenĂ¡rio permanece favorĂ¡vel para o presidente. Em todas as simulações, Lula segue Ă  frente de seus adversĂ¡rios.

No confronto mais acirrado, contra Gusttavo Lima (35%), o petista mantém uma vantagem de 6 pontos percentuais (41%). Em outro, por exemplo, Lula aparece com 45% e Romeu Zema (Novo) com 28%.

As intenções de voto para o segundo turno indicam que, mesmo nas situações mais disputadas, Lula seria reeleito.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro, com a participaĂ§Ă£o de 4.500 pessoas. O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, tem um nĂ­vel de confiança de 95% e margem de erro de 1 ponto percentual.

A matéria é da Carta Capital. Leia na íntegra.

Foto: Paulo Pinto/AgĂªncia Brasil