PSL racha no apoio a Rossi e 32 deputados saem do bloco de esquerda

O presidente do PSL, Luciano Bivar, disse que as assinaturas de adesão a Lira dos deputados rebelados não têm validade

psl, rossi, deputados, esquerda

Publicado em: 08/01/2021 às 16:17 | Atualizado em: 08/01/2021 às 16:17

O PSL rachou no apoio ao deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato à presidência da Câmara dos Deputados. Ao menos 32 parlamentares debandaram do bloco. O grupo pró-Rossi conta, por exemplo, com a presença do PT, PCdoB, PSB e PDT, além do PSL e outros seis partidos.

O deputado federal Major Vítor Hugo (PSL-GO) afirmou, nesta quinta-feira 7, que seu partido passará a apoiar Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados contra Rossi.

Lira é o candidato indicado pelo presidente Jair Bolsonaro. Já Rossi tem o apoio da oposição e do presidente da Casa em fim de mandato, Rodrigo Maia (DEM-RJ). 

Se o anúncio se confirmar, Baleia Rossi perderá o apoio do PSL, conforme reportagem de Carta Capital.

Em sua rede social, Vítor Hugo (foto) publicou uma lista de adesão. Nela, há a assinatura de 32 deputados do PSL, que conta com 53 no total.

O deputado também informou que protocolou uma consulta na Procuradoria Parlamentar para garantir a validade de 17 assinaturas. Essas assinaturas são de deputados que estão suspensos. 

“Conseguimos retirar o PSL daquele bloco que apoia o candidato Baleia Rossi à presidência da Câmara dos Deputados e que congrega uma série de partidos de esquerda, tais como o PT, o PCdoB, o PSB, o PDT e outros”, disse Vítor Hugo. 

Leia mais:

No entanto, a sigla está dividida, conforme a publicação. À GloboNews, o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, reagiu à situação.

Bivar declarou que o partido seguirá apoiando Baleia Rossi e que as assinaturas recolhidas por Vítor Hugo não são válidas. 

Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados