Aprovado projeto de Lins para que hospitais tenham cirurgiões-dentistas

A medida visa garantir cuidados com a saúde bucal dos pacientes, incluindo avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção de condições bucais.

Publicado em: 29/11/2023 às 15:56 | Atualizado em: 29/11/2023 às 18:24

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa (ALE-AM ) aprovou o projeto de lei 893/2023, do deputado George Lins, para que seja obrigatória a presença de cirurgião-dentista nos hospitais públicos do Amazonas.

Tal obrigação se estende também às unidades de terapia intensiva (UTI) para garantir cuidados com a saúde bucal dos pacientes.

Em um recente evento na ALE, o projeto recebeu o apoio do presidente do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas, José Hugo Seffair, e da coordenadora de odontologia da Sociedade de Medicina Intensiva da Região Norte, Andrea Logatto.

Segundo o projeto, os cirurgiões-dentistas atuarão nas equipes multiprofissionais realizando a avaliação e diagnóstico de infecções da cavidade bucal, bem como o tratamento de condições bucais que possam afetar a saúde sistêmica, além da higiene bucal para prevenir infecções respiratórias; exodontias e cirurgias buco maxilares, quando necessário, entre outros procedimentos.

 Lins disse que a inclusão de atendimento odontológico em hospitais e UTI não apenas promove a saúde bucal dos pacientes, mas também contribui para a prevenção de infecções hospitalares que podem desencadear patologias respiratórias e até cardíacas.

“O projeto objetiva oferecer atendimento odontológico, por parte do cirurgião-dentista, a todos os pacientes em ambiente hospitalar público, o que entendemos ser uma contribuição valiosa para o saneamento da saúde bucal. Muitas vezes, o paciente, internado em determinado hospital portando patologia diferente de doença odontológica, pode ser surpreendido ao adquirir patologia de natureza bucal capaz de agravar seu quadro clínico”.

Menos tempo de internação

O deputado citou estudos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que apontam os quais a ação dos cirurgiões-dentistas nas UTI consegue reduzir em até 60% as chances de desenvolvimento de infecções respiratórias em pacientes internados.

“Isso mostra a importância dos cirurgiões-dentistas no ambiente hospitalar, assistindo os pacientes, sem contar o fato de que o trabalho deles também ajuda muito a reduzir os gastos do Estado na área da saúde, por conta da diminuição do número de pessoas internadas”, afirmou o deputado.

Conforme o projeto aprovado, integrarão as equipes hospitalares os cirurgiões-dentistas do quadro de funcionários da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM).

O texto segue para sanção do governador Wilson Lima.

Foto: Leandro Castro/divulgação