Projeto de Cidade proíbe abuso de ligações de robôs para consumidor

Conforme Cidade, hĂ¡ no paĂ­s legislaĂ§Ă£o que regulamenta essa atividade, mas no Amazonas Ă© crescente as reclamações de abuso e perturbaĂ§Ă£o

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 01/06/2023 Ă s 17:51 | Atualizado em: 01/06/2023 Ă s 17:58

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, produziu um projeto de lei (522) para coibir as abusivas ligações do telemarketing de empresas via bots, robôs ou qualquer aplicativo de tarefa automatizada para o consumidor.

Conforme Cidade, hĂ¡ no paĂ­s legislaĂ§Ă£o que regulamenta essa atividade, mas no Amazonas Ă© crescente as reclamações de abuso e perturbaĂ§Ă£o.

Para o deputado, essa prĂ¡tica abusiva muitas vezes Ă© usada para fraudes e para induzir o consumidor a comprar produtos ou serviços de baixa qualidade ou desnecessĂ¡rios.

“O constante bombardeio de chamadas e mensagens de telemarketing tem um impacto negativo na qualidade de vida das pessoas, geram estresse e ansiedade, afetando a saĂºde mental e o bem-estar dos cidadĂ£os”.

Dessa forma, Cidade quer a proibiĂ§Ă£o como forma de reduzir a possibilidade de fraudes e, ao mesmo tempo, proteger o consumidor e fortalecer a confiança nas relações de consumo.

Portanto, o projeto proĂ­be o telemarketing para venda de produtos ou adesĂ£o a serviços por meio de disparo massivo de chamadas ou mensagens em volume superior Ă  capacidade humana de discagem, atendimento e comunicaĂ§Ă£o.

Leia mais

Cidade quer programa de compostagem de resĂ­duos orgĂ¢nicos no AM

As maiores perturbadoras

Como resultado, enquadram-se nessa situaĂ§Ă£o, por exemplo, empresas de telefonia e internet, de TV fechada e afins, de aparelhos de utilidades domĂ©sticas, bancos e instituições financeiras.

De acordo com o projeto, descumprir a lei resultarĂ¡ em nulidade do serviço aderido ou produto adquirido pelo consumidor. AlĂ©m de multa ao infrator.

Foto: divulgaĂ§Ă£o