Entrevistado no Roda Viva antes de ouvir Mandetta e Teich, Aziz capitaliza mais mĂ­dia

Omar Aziz, no comando da CPI da covid, amplia sua visibilidade para disputar as eleições do prĂ³ximo ano e manter prestĂ­gio no Congresso

Presidente da CPI

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 03/05/2021 Ă s 20:46 | Atualizado em: 03/05/2021 Ă s 22:21

Senador do Amazonas, Omar Aziz (PSD) ganha maior visibilidade na mĂ­dia nacional a partir de hoje (3). Nos bastidores da polĂ­tica, Ă© quase unĂ¢nime a opiniĂ£o de que a atuaĂ§Ă£o dele como presidente da CPI da covid (CPI da pandeia) vai lhe dar enorme reforço no projeto de reeleiĂ§Ă£o em 2022.

Hoje Aziz Ă© tido como dos senadores mais influentes no Congresso, alĂ©m de comandar a bancada do Amazonas a um desempenho bem avaliado em prol do estado. 

Nesta segunda, a partir das 21h, o presidente da CPI da covid vai ampliar esse destaque. Ele Ă© o entrevistado do prestigiado programa Roda Viva, ao vivo na TV Cultura.

Aziz, portanto, vai passar por uma sabatina de jornalistas antes de tomar depoimentos de dois ex-ministros da SaĂºde do governo Bolsonaro.

Leia mais

Aziz quer CPI da covid fazendo justiça a 400 mil famílias enlutadas

Dia quente

Nesta terça, os senadores da comissĂ£o vĂ£o interrogar, como testemunhas, os ex-ministros Henrique Mandetta e Nelson Teich.

O primeiro foi demitido hĂ¡ poucos mais de um ano, quando o Brasil tinha 1,9 mil mortos pelo coronavĂ­rus. SĂ³ que caiu em desgraça com o presidente Jair Bolsonaro porque nĂ£o era favorĂ¡vel Ă  cloroquina. AlĂ©m disso, defendia isolamento social e o uso de mĂ¡scara.

Teich assumiu e, antes de um mĂªs no cargo, pediu para sair. TambĂ©m nĂ£o seguia a cartilha do chefe.

A superquarta

Na prĂ³xima quinta, Aziz vai ouvir outro ex-ministro, o general Eduardo Pazuello.

Ainda nesta semana Ă© aguardada a oitiva do atual ministro, Marcelo Queiroga. O dia deverĂ¡ ser a quinta (6).

Nesse mesmo dia, o diretor-presidente da AgĂªncia Nacional de VigilĂ¢ncia SanitĂ¡ria (Anvisa), AntĂ´nio Barra Torres tambĂ©m deve testemunhar.

Mais requerimentos

Aziz deve colocar em votaĂ§Ă£o mais pedidos de convocaĂ§Ă£o. AlĂ©m de ministros, de governadores e prefeitos. 

Por exemplo, dos ministros Paulo Guedes (Economia), Walter Braga Netto (Defesa e ex-Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil e ex-Secretaria de Governo), entre outros.

HĂ¡ ainda requerimentos para a convocaĂ§Ă£o do ex-ministro Ernesto AraĂºjo (Relações Exteriores) e do atual chanceler, Carlos Alberto França.

Conforme membros da CPI, os governadores na mira sĂ£o JoĂ£o DĂ³ria (SĂ£o Paulo), Wilson Lima (Amazonas), Rui Costa (Bahia) e HĂ©lder Barbalho (ParĂ¡).

Wellington Dias (PiauĂ­) Ă© convidado como representante do FĂ³rum de Governadores.

Fonte: AgĂªncia Senado

Foto: Edilson Rodrigues/AgĂªncia Senado