PF e Abecs se unem contra as fraudes bancárias eletrônicas
A parceria se concentra em crimes cibernéticos que envolvem contas de depósito, poupança, contas de pagamento e cartões de crédito e débito

Da Redação do BNC Amazonas*
Publicado em: 14/08/2025 às 07:42 | Atualizado em: 14/08/2025 às 07:42
A Polícia Federal (PF) e Abecs – Associação das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços firmaram, ontem (13), unirão esforços no combate a fraudes e outros crimes financeiros no ambiente digital.
A assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) ocorreu na Sede da Polícia Federal, em Brasília/DF, pelo diretor geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e pelo vice-presidente executivo da Abecs, Ricardo de Barros Vieira.
O objetivo principal do acordo é a cooperação para a promoção de projetos e ações de interesse comum no combate a fraudes e golpes.
A parceria se concentra em crimes cibernéticos que envolvem contas de depósito, poupança, contas de pagamento e cartões de crédito e débito, de instituições associadas à Abecs.
Além disso, busca-se a criação de uma rede nacional de investigação para aprimorar o combate a esses crimes.
Os principais pontos do ACT são o apoio, a adesão e a integração das instituições na Plataforma Tentáculos, hospedada na infraestrutura da PF, que permitirá também a troca de informações com as polícias civis dos estados para que, com base nas informações encaminhadas pelas instituições financeiras e de pagamento, possam ser feitas investigações no âmbito de suas unidades federativas.
O modelo investigativo utilizado pela PF na Plataforma Tentáculos centraliza todas as ocorrências de fraudes e golpes digitais em um repositório único de dados, que passou a ser ao longo dos anos uma referência interna e externa de cooperação público/privada no combate às fraudes bancárias eletrônicas.
Com a entrada da Abecs no Projeto, mais de 90 empresas desse segmento poderão compartilhar os dados das ocorrências de fraudes e golpes com a Polícia Federal.
Leia mais
Ataque hacker a sistema bancário pode ter desviado R$ 800 milhões
Sobre a Abecs
A Abecs atua desde 1971 como representante oficial do setor de meios eletrônicos de pagamento no Brasil.
É responsável pela interlocução do setor perante o mercado, os órgãos públicos e a sociedade. Congrega atualmente mais de 90 empresas desse segmento, representando assim mais de 96% do mercado.
Entre seus associados estão instituições financeiras, bancos digitais, adquirentes, bandeiras, fintechs, marketplaces, empresas de tecnologia, entre outras que atuam no sistema de pagamentos.
*Com informações da Polícia Federal.
Foto: divulgação/PF