“Pai da UEA” cutuca adversário pelo sucateamento da instituição

Publicado em: 08/07/2017 às 16:02 | Atualizado em: 08/07/2017 às 16:02
Criador da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e candidato a governador tampão, o ex-governador Amazonino Mendes (PDT) atribuiu culpa a um adversário nesta eleição suplementar pelos cortes de recursos.
“Estão sucateando a UEA. Reduziram os recursos da UEA. Ela se encontra em estado pré-falimentar. Isso é um absurdo”, afirmou.
Amazonino cutucou um dos adversários:
“Um candidato a governador, que estava no governo, amputou as receitas da UEA. Começou a cortar. Embora eu tivesse feito uma vacina”, disse.
Segundo Amazonino, a universidade perdeu R$ 115 milhões só em 2016.
A posição dele corrobora a declaração pública feita nesta sexta, dia 7, pelo reitor da UEA, Cleinaldo Costa. Ele traçou um cenário sombrio para a instituição criada há 16 anos pelo ex-governador, que pode resultar no fechamento de suas portas até o final do ano.
Só no interior do estado é sério o risco de 210 salas de aula serem encerradas e a UEA perder cerca de 8 mil alunos, segundo Cleinaldo.
O sindicato dos professores reagiu a essa fala do reitor, mas concorda que a universidade estadual está em processo de sucateamento desde 2015.
Se eleito, Amazonino disse que vai aplicar uma revacina na UEA que a tornará “inatingível, inatacável”. Esse reforço seria uma medida administrativa para impedir ataques contra a primeira universidade estadual do país.
Como se discursasse, declarando amor à instituição, Amazonino prometeu que a UEA não morrerá.
Foto: Reprodução/YouTube