Pacheco atropela Davi Alcolumbre e marca sabatinas no plenĂ¡rio

Presidente do Senado anunciou, na noite dessa quarta, um esforço concentrado para sabatinar autoridades fora da ComissĂ£o de ConstituiĂ§Ă£o e Justiça

pacheco, alcolumbre, sabatinas, plenario

Publicado em: 04/11/2021 Ă s 00:55 | Atualizado em: 04/11/2021 Ă s 00:55

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou nesta quarta-feira (3), a realizaĂ§Ă£o de um esforço concentrado — entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro — para que a Casa analise e vote, no plenĂ¡rio, indicações de autoridades para cargos pĂºblicos. Dessa forma, as sabatinas saem, por enquanto, da ComissĂ£o de ConstituiĂ§Ă£o e Justiça (CCJ), presidida pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

A decisĂ£o de Pacheco (foto) pode destravar a indicaĂ§Ă£o de AndrĂ© Mendonça, escolhido, em julho, pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Fica designado pela PresidĂªncia esse perĂ­odo de esforço concentrado do dia 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, terça, quarta e quinta-feira, para que possamos fazer apreciaĂ§Ă£o de todos esses nomes, tanto os pendentes de plenĂ¡rio, quanto aqueles pendentes nas comissões permanentes da Casa. Solicito a presença fĂ­sica de todos os senadores para que tenhamos melhor quĂ³rum possĂ­vel para apreciaĂ§Ă£o”, disse Pacheco nessa quarta-feira (3). 

Passados mais de trĂªs meses, o nome do ex-ministro e ex-advogado-geral da UniĂ£o (AGU) ainda nĂ£o foi sabatinado pela CCJ, que Ă© comandada pelo senador Davi Alcolumbre.

Na semana de esforço concentrado, alĂ©m da possibilidade de anĂ¡lise do nome de AndrĂ© Mendonça, os senadores podem votar indicações para embaixadas do Brasil no exterior, conselhos de Justiça e do MinistĂ©rio PĂºblico, agĂªncias reguladoras, entre outros Ă³rgĂ£os.

Leia mais no G1

Foto: Waldemir Barreto/AgĂªncia Senado