Orgulho LGBTQIAP+ repudia proibição aprovada pela ALE-AM

A proposta de autoria do deputado Delegado Péricles (PL) foi aprovada de forma unânime

Depois de Bolsonaro, mais negacionistas viram cidadãos do Amazonas

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 26/08/2023 às 12:50 | Atualizado em: 26/08/2023 às 12:51

Movimentos LGBTQIAP+ do Amazonas manifestaram repúdio contra aprovação do projeto de lei que proíbe crianças e adolescentes em eventos relacionados à Parada do Orgulho LGBTQIAP+ no estado.

A proposta de autoria do deputado Delegado Péricles (PL) foi unânime durante a sessão plenária desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

Em nota, membros da Central de Movimentos Populares do Amazonas (CMP-AM) e filiados do PT, criticaram o voto favorável do deputado e presidente estadual do PT, Sinésio Campos.

“Como filiados ao PT, esperávamos do nosso representante, o deputado Sinésio Campos, um compromisso inabalável com as nossas pautas”, diz trecho da nota, que segue repúdio a todos os outros parlamentares.

“Além disso, mostramos total repúdio, também, a todos os demais deputados desta Assembleia Legislativa, que foram eleitos democraticamente por pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ do Amazonas, e que indicavam apoio à causa, ao invisibilizarem a existência de seu eleitorado ao votarem favorável à este PL”.

Confira a nota

NOTA OFICIAL CENTRAL DE MOVIMENTOS POPULARES NO AMAZONAS (CMP/AM)

Companheiras e companheiros,

Nossa história como militantes LGBTQIAPN+ e filiados ao PT é marcada por uma trajetória de lutas sociais e conquistas significativas para a nossa comunidade. Desde os primeiros passos nas ruas para reivindicar nossos direitos até a consolidação de políticas públicas que visam à igualdade e ao respeito à diversidade, o nosso partido tem sido um aliado fundamental.

Nas últimas décadas, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ tornou-se um espaço de visibilidade, celebração e reivindicação. Ela é um momento importante para a expressão da nossa identidade, para a conscientização da sociedade sobre nossos desafios e para o fortalecimento da nossa comunidade. Impedir que crianças e adolescentes estejam presentes nesse evento é negar a eles a oportunidade de aprender sobre respeito, empatia e aceitação desde cedo.

Como filiados ao PT, esperávamos do nosso representante, o deputado Sinésio Campos, um compromisso inabalável com as nossas pautas. Sabemos que nosso partido sempre se destacou como pioneiro nas lutas sociais, sendo voz ativa na promoção da igualdade, justiça e inclusão. É doloroso constatar que, nesse caso, nossa confiança e esperança foram frustradas.

Além disso, mostramos total repúdio, também, a todos os demais deputados desta Assembleia Legislativa, que foram eleitos democraticamente por pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ do Amazonas, e que indicavam apoio à causa, ao invisibilizarem a existência de seu eleitorado ao votarem favorável à este PL.

No entanto, não devemos esmorecer. A história da nossa comunidade é feita de resistência, e nós continuaremos a lutar por um mundo onde todas as pessoas possam viver sua identidade sem medo. Vamos nos manifestar, fazer nossas vozes serem ouvidas e pressionar por uma postura alinhada com os valores que sempre defendemos.

Nossas bandeiras de luta são fortes e carregam consigo a força de muitos que vieram antes de nós. Enquanto existirmos, resistimos. Vamos unir nossas vozes, dialogar com a sociedade e lutar por um futuro mais igualitário e respeitoso para todos os indivíduos, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

A nossa comunidade merece respeito, visibilidade e direitos, e vamos continuar a trabalhar incansavelmente por isso.

Sigamos juntos e fortes,

Rodrigo Furtado – Coordendador Geral da CMP/AMAZONAS

Andréllyson Sampaio – Coordenador LGBT CMP/AMAZONAS – Coletivo Luta

André Rodrigues – Coordenador LGBT CMP/AMAZONAS – Coletivo Luta

Leandro Fortes – Coordenador LGBT CMP/AMAZONAS – Coletivo Luta

Leia mais

Mudança de lixão para área ambiental em Manaus dá polêmica na ALE-AM

Foto: Hudson Fonseca/Aleam