Novo Aripuanã elege Jocione Souza do PSDB como prefeito da cidade

Publicado em: 04/02/2018 às 18:44 | Atualizado em: 05/02/2018 às 07:38

Da Redação

O Município de Novo Aripuanã, a  229 quilômetros de Manaus, no Sul do Amazonas, elegeu neste domingo, dia 4, Jocione dos Santos Souza (PSDB) como prefeito na Eleição Suplementar a de 2016.

A Justiça Eleitoral só confirmou a vitória de Jocione por volta de  18h40,  mais de  uma hora  do horário previsto pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Mas, na cidade,  os aliados do tucano já soltavam foguetes e promoviam buzinaço pelas ruas do município desde às 17h40.

Com 100% das urnas apuradas, Jocione venceu o pleito com 365 votos de diferença. Ele recebeu 4.404 votos (52,16%) e Júnior Peixotinho (MDB) ficou com 4.039 (47,87%).

Apesar da eleição ter movimentado a cidade, quase 30%  dos eleitores não compareceram às urnas.  Segundo os dados do TSE, 3.367, o que representa 27,91% eleitores, se abstiveram neste pleito.

Outros 45 eleitores foram às urnas, mas votaram branco. E 207 eleitores de Novo Aripuanã votaram nulo. A cidade tem 12.062 eleitores cadastrados, mas ainda não passou pela revisão biométrica que tende a mostrar uma quantidade menor de eleitores nos municípios.

 

 

Jocione Oliveira, prefeito eleito de Novo Aripuanã, comemora com eleitores após apuração das urnas. Foto: Mateus do Vale

 

Segundo colocado em 2016

Jocione  foi o segundo colocado em 2016 e não se conformou com a derrota. Jocione moveu recurso contra o registro de candidatura  do prefeito eleito em 2016  Aminadab Meira Santana (PSD), Nina Santana como é mais conhecido no município.

Mina teve o registro cassado pela prática de ato doloso de improbidade administrativa, reconhecido por decisão do Tribunal de Contas do Estado.

No final do ano passado, o TSE marcou  a eleição de Novo Aripuanã.  A votação no município foi considerada tranquila  pelo TRE-AM.

Segundo agentes da Polícia Federal que aturam na cidade neste domingo, o fato mais relevante foi a detenção de pickup de cor preta sob suspeita de estar servindo para boca de urna e compra de votos.

Houve apreensão de  materiais de campanha e uma quantia de R$ 880, com dinheiro trocado. A PF informou que abrirá um inquérito para verificar a situação.

O juiz eleitoral de  Novo Aripuanã Jean Pimentel disse que na noite de sábado houve também a prisão de uma pessoa sob suspeita de corrupção eleitoral. A fiscalização flagrou uma suspeita de reunião irregular e as prisões ocorreram porque houve resistência à atuação da  justiça.

Ainda segundo o juiz, cabos eleitorais foram presos com dinheiro e bebida alcoólica pela manhã. Cerca de 40% dos eleitores exerceram o voto pela parte da manhã.

“Essa ocorrência é considerada normal numa eleição municipal. Mas tenho certeza que vamos concretizar esta eleição com muita tranquilidade”, afirmou.

 

Texto: Redação com informações de Mateus do Vale, colaborador do BNC em Novo Aripuanã

Foto: Mateus do Vale/Novo Aripuanã

 

Veja mais fotos de agora à noite em Novo Aripuanã:

 

Jocione Oliveira, prefeito eleito de Novo Aripuanã, comemora com eleitores após apuração das urnas.

Jocione Oliveira, prefeito eleito de Novo Aripuanã, comemora com eleitores após apuração das urnas. Foto: Mateus Vale

 

http://amazonas.bncamazonia.com.br/poder/em-clima-de-tranquilidade-comeca-votacao-em-novo-aripuana/