Ministro da Cidadania limpa sua ficha com PGR e paga R$ 189 mil

O ministro Onyx Lorenzoni admitiu que recebeu propina da JBS em suas campanhas eleitorais de 2012 e 2014. 

Ministro de Bolsonaro faz acordo com PGR para abafar caixa 2

Publicado em: 03/08/2020 às 17:29 | Atualizado em: 03/08/2020 às 17:38

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), chegou a acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele pagará R$ 189 mil como prestação pecuniária. Em contrapartida, terá o encerramento da investigação a respeito de crime de caixa dois.

Onyx é réu confesso no esquema desde que admitiu que recebeu propina da JBS em suas campanhas eleitorais de 2012 e 2014. 

O acordo em questão foi assinado pelo procurador Augusto Aras, sendo regulamentado na Lei Anticrime.

A nova legislação foi aprovada no final do ano passado.

De acordo com ela, há a possibilidade de entendimento para crimes realizados sem violência e cuja pena mínima seja inferior a quatro anos. 

A previsão, entretanto, é de que Onyx quite o valor em uma única parcela. No entanto, isso será possível depois que o acordo for homologado pelo ministro do STF Marco Aurélio Mello, relator do processo. 

Leia mais no Estado de Minas 

 

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil – 9/04/2020