Marinha proĂ­be navegaĂ§Ă£o Ă  noite em rios da regiĂ£o

Medida tomada por causa da estiagem na regiĂ£o pode causar desabastecimento de combustĂ­vel em Manaus e afetar o escoamento da soja do Centro-Oeste

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 22/08/2023 Ă s 08:00 | Atualizado em: 22/08/2023 Ă s 08:00

Um ato da Marinha, por meio da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental pode provocar uma problema em série na economia do Amazonas e aos produtores de soja do Centro-Oeste.

Trata-se da Portaria No 158/CFAOC, assinada pelo CapitĂ£o-de-Mar-e-Guerra Jorge de Oliveira Antunes JĂºnior.

Ele Ă© o chefe dessa Capitania Fluvial, sediada em Manaus. O oficial diz que a medida foi tomada por causa da seca nos rios da regiĂ£o.

O ato dele restringe a navegaĂ§Ă£o de navios de grandes calados em rios que fazem parte do modal fluvial que abastece a capital e escoa a produĂ§Ă£o do Polo Industrial da Zona Franca.

Por exemplo, com a Portaria Nº 158, os navios estĂ£o proibidos de navegar Ă  noite.

Essas restrições atingem os trĂªs maiores rios do Estado: o Amazonas, o Solimões, o Purus e o Madeira, usado para o transporte da soja sĂ³ Centro-Oeste.

Nesses casos, para ilustrar, os navios nĂ£o poderĂ£o navegar no perĂ­odo noturno perto de Itacoatiara (AM) e nas proximidades de CodajĂ¡s.

Acontece que os rios Amazonas, Solimões e Madeira sĂ£o fundamentais na logĂ­stica fluvial que atende Manaus.

Por eles, por exemplo, passa o petrĂ³leo importado para o refino de combustĂ­veis na Refinaria da AmazĂ´nia (Ream).

AtĂ© os navios que trazem o petrĂ³leo de Coari poderĂ£o ser afetados.

Isso, porque, ao falar do trecho restrito do Solimões, o ato do capitĂ£o dos portos deixa expresso trata-se da enseada do Madeira.

Essa enseada fica Ă  altura de CodajĂ¡s, por onde passam os navios petroleiros, vindos de Coari.

No caso do rio Amazonas, a medida poderĂ¡ prejudicar o escoamento da produĂ§Ă£o do Polo Industrial de Manaus.

Sem a BR-319, os navios sĂ£o os principais recursos que as empresas da Zona Franca tĂªm levar seus produtos para outras regiões.

LogĂ­stica cara

EmpresĂ¡rios ouvidos pelo BNC hoje preveem dois efeitos imediatos da portaria: primeiro, aumento do custo da logĂ­stica; e, segundo, a valorizaĂ§Ă£o da praticagem nessa parte da AmazĂ´nia.

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Portaria

Mas a Portaria Nº 158 nĂ£o foi a Ăºnica editada Marinha com essa mesma finalidade.

Em Porto Velho, no dia 1º de agosto, a Capitania Fluvial de Porto Velho adotou medida semelhante.

Esse Ă© o caso da Portaria Nº 53/CFPV, assinada pelo capitĂ£o de fragata Matheus de Athaides Firmino.

Balsas e barcos

Esse ato atinge balsas, barcos e navios regionais que navegam pelo rio Madeira. É que o calado é bem menor do que a outra portaria.

Nesse caso, viagem de oito dias Manaus-Porto Velho, por exemplo, poderia ocorrer em até 12 dias.

AlĂ©m disso, as empresas poderĂ£o reduzir a carga nas embarcações para nĂ£o infringir as regras editadas agora.

Foto: divulgaĂ§Ă£o