Marinha proĂbe navegaĂ§Ă£o Ă noite em rios da regiĂ£o
Medida tomada por causa da estiagem na regiĂ£o pode causar desabastecimento de combustĂvel em Manaus e afetar o escoamento da soja do Centro-Oeste

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 22/08/2023 Ă s 08:00 | Atualizado em: 22/08/2023 Ă s 08:00
Um ato da Marinha, por meio da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental pode provocar uma problema em série na economia do Amazonas e aos produtores de soja do Centro-Oeste.
Trata-se da Portaria No 158/CFAOC, assinada pelo CapitĂ£o-de-Mar-e-Guerra Jorge de Oliveira Antunes JĂºnior.
Ele Ă© o chefe dessa Capitania Fluvial, sediada em Manaus. O oficial diz que a medida foi tomada por causa da seca nos rios da regiĂ£o.
O ato dele restringe a navegaĂ§Ă£o de navios de grandes calados em rios que fazem parte do modal fluvial que abastece a capital e escoa a produĂ§Ă£o do Polo Industrial da Zona Franca.
Por exemplo, com a Portaria Nº 158, os navios estĂ£o proibidos de navegar Ă noite.
Essas restrições atingem os trĂªs maiores rios do Estado: o Amazonas, o Solimões, o Purus e o Madeira, usado para o transporte da soja sĂ³ Centro-Oeste.
Nesses casos, para ilustrar, os navios nĂ£o poderĂ£o navegar no perĂodo noturno perto de Itacoatiara (AM) e nas proximidades de CodajĂ¡s.
Acontece que os rios Amazonas, Solimões e Madeira sĂ£o fundamentais na logĂstica fluvial que atende Manaus.
Por eles, por exemplo, passa o petrĂ³leo importado para o refino de combustĂveis na Refinaria da AmazĂ´nia (Ream).
AtĂ© os navios que trazem o petrĂ³leo de Coari poderĂ£o ser afetados.
Isso, porque, ao falar do trecho restrito do Solimões, o ato do capitĂ£o dos portos deixa expresso trata-se da enseada do Madeira.
Essa enseada fica Ă altura de CodajĂ¡s, por onde passam os navios petroleiros, vindos de Coari.
No caso do rio Amazonas, a medida poderĂ¡ prejudicar o escoamento da produĂ§Ă£o do Polo Industrial de Manaus.
Sem a BR-319, os navios sĂ£o os principais recursos que as empresas da Zona Franca tĂªm levar seus produtos para outras regiões.
LogĂstica cara
EmpresĂ¡rios ouvidos pelo BNC hoje preveem dois efeitos imediatos da portaria: primeiro, aumento do custo da logĂstica; e, segundo, a valorizaĂ§Ă£o da praticagem nessa parte da AmazĂ´nia.
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Portaria
Mas a Portaria Nº 158 nĂ£o foi a Ăºnica editada Marinha com essa mesma finalidade.
Em Porto Velho, no dia 1º de agosto, a Capitania Fluvial de Porto Velho adotou medida semelhante.
Esse Ă© o caso da Portaria Nº 53/CFPV, assinada pelo capitĂ£o de fragata Matheus de Athaides Firmino.
Balsas e barcos
Esse ato atinge balsas, barcos e navios regionais que navegam pelo rio Madeira. É que o calado é bem menor do que a outra portaria.
Nesse caso, viagem de oito dias Manaus-Porto Velho, por exemplo, poderia ocorrer em até 12 dias.
AlĂ©m disso, as empresas poderĂ£o reduzir a carga nas embarcações para nĂ£o infringir as regras editadas agora.
Foto: divulgaĂ§Ă£o