Lula denuncia ao povo brasileiro: político apoiador de Trump é ‘traidor do Brasil’
Em fala na TV, presidente expôs trama contra o país puxada pelo clã Bolsonaro

Publicado em: 17/07/2025 às 22:20 | Atualizado em: 17/07/2025 às 22:48
Em pronunciamento em rede nacional nesta quinta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “traidores da pátria” os políticos brasileiros que apoiem a medida americana de taxar produtos brasileiros.
Segundo Lula, o Brasil tentou dialogar com os EUA, mas recebeu como resposta ameaças e informações falsas sobre o comércio bilateral.
Em carta, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifa de 50% sobre produtos brasileiros no último dia 9 de julho.
Lula também defendeu a independência do Judiciário brasileiro e condenou tentativas de interferência externa, em referência às críticas de Trump ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia mais
Lula ouve povo, barra aumento de deputados e põe bomba no colo do Congresso
A crítica do presidente foi interpretada como uma crítica indireta ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vive nos EUA desde março e tem defendido publicamente as ações de Trump. Eduardo também é investigado pela Polícia Federal por sua atuação nos EUA.
Lula ainda reagiu à investigação aberta pelo governo norte-americano contra o Brasil sobre “serviços de comércio digital e pagamento eletrônico”, possível referência ao Pix.
O presidente afirmou que o sistema é um “patrimônio do povo brasileiro” e que será defendido pelo governo.
Leia mais no G1.
Foto: reprodução