Lula anuncia R$ 1,1 bi para construir escolas indígenas e obra na terra ianomâmi
Obras previstas para as escolas indígenas e quilombolas são uma resposta à demanda específica das comunidades

Publicado em: 24/07/2025 às 08:22 | Atualizado em: 24/07/2025 às 08:22
O presidente Lula da Silva (PT) anuncia nesta quinta-feira (24) R$ 1,17 bilhão para construção de 249 novas escolas voltadas a comunidades indígenas e quilombolas, no âmbito do Novo PAC, além de 22 obras emergenciais nos territórios ianomâmi e ye’kwana.
Ele participa hoje, em Minas Novas (MG), de cerimônia de anúncio do Governo Federal voltada ao fortalecimento de políticas públicas para populações tradicionais e vulneráveis de todo o Brasil.
Dessa maneira, no evento, serão apresentados investimentos e ações em áreas como educação, igualdade racial, direitos humanos e desenvolvimento regional.
Educação
No âmbito educacional, a Política Nacional de Educação Escolar Indígena, por meio da implementação dos territórios etnoeducacionais, vai promover a organização e a oferta de qualidade da educação escolar indígena bilíngue, multilíngue, específica, diferenciada e intercultural, com respeito às especificidades e organizações etnoterritoriais dos povos indígenas.
Obras
Asssim, as obras previstas para as escolas indígenas e quilombolas são uma resposta à demanda específica das comunidades. O Governo Federal está entregando 249 escolas, sendo 179 indígenas e 70 quilombolas.
Além disso, há também as obras emergenciais para os territórios ianomˆmi e ye’kwana, em que estão previstas sete escolas, 10 espaços de saberes, quatro casas-escola e um centro de formação de professores.
*Com informações da Presidência da República.
Leia mais
Povos indígenas garantem política pública pelos próximos quatro anos
Foto: Ricardo Stuckert/PR