LĂderes de facções serĂ£o transferidos de prisões do Amazonas
Medida foi anunciada hoje pelo ministro da Justiça, FlĂ¡vio Dino

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 24/07/2023 Ă s 10:07 | Atualizado em: 24/07/2023 Ă s 10:11
O ministro Flavio Dino, do MinistĂ©rio da Justiça e Segurança PĂºblica afirmou hoje (24) que 13 lĂderes de facções criminosas serĂ£o transferidos de presĂdios do Amazonas para prisões federais.
Dessa forma, eles serĂ£o levados para outros estados, jĂ¡ que o Amazonas nĂ£o tem prisões federais.
Nesse sentido, o governo federal evita casos mais agudos, como o que ocorreu em janeiro de 2017.
Na ocasiĂ£o, o Amazonas registrou massacre prisional com 56 execuções no Complexo PenitenciĂ¡rio AnĂsio Jobim (Compaj), em Manaus.
NĂ³s temos na AmazĂ´nia brasileira, especialmente no Amazonas, uma crise de segurança pĂºblica, envolvendo disputa entre facções. E, nĂ³s estamos avançando hoje, por intermĂ©dio da PolĂcia Penal Federal, na transferĂªncia de presos do sistema penitenciĂ¡rio estadual para o sistema penitenciĂ¡rio federal. A expectativa da PolĂcia Penal Federal Ă© de que haja transferĂªncia de 13 presos faccionados ou lĂderes de facções no estado do Amazonas para o sistema federal. Com isso se intendia a colaboraĂ§Ă£o do governo com o enfrentamento dessa crise no sistema penitenciĂ¡rio e na segurança pĂºblica e a prevenĂ§Ă£o de uma crise mais aguda na Segurança PĂºblica do Estado Amazonas, afirmou.
Desse modo, Flavio Dino anunciou essa medidas ao falar sobre o caso Marielle Franco.
Leia mais
Seap suspende visitas a unidades prisionais de Manaus
Foto: Marcello Camargo/AgĂªncia Brasil