Justiça eleitoral confirma fake news de Flávio Bolsonaro sobre urnas

Senador e pré-candidato à presidência citou Smartmatic ao falar de urnas, mas TSE reforça que empresa nunca forneceu equipamentos ao Brasil

Publicado em: 23/07/2026 às 17:39 | Atualizado em: 23/07/2026 às 17:39

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voltou a reforçar que a empresa venezuelana Smartmatic nunca forneceu urnas eletrônicas nem participou da programação dos equipamentos utilizados nas eleições brasileiras.

A manifestação ocorreu após o pré-candidato à Presidência pelo PL, senador Flávio Bolsonaro, afirmar, durante um evento com diplomatas, que parte das urnas usadas no Brasil seria da empresa. A declaração não foi acompanhada de provas.

Segundo o TSE, as urnas eletrônicas brasileiras são projetadas por servidores e técnicos ligados à Justiça Eleitoral e produzidas por empresas contratadas por meio de licitações públicas.

A Smartmatic, de acordo com o tribunal, prestou apenas serviços de conexão de dados e voz e participou de uma licitação para fabricação de urnas em 2020, vencida pela Positivo.

Flávio Bolsonaro também citou um documento recentemente desclassificado da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) sobre suspeitas de fraude nas eleições da Venezuela. O relatório, porém, não concluiu que houve fraude eletrônica em larga escala no país.

Leia mais

STF libera investigação de Flávio e Vorcaro no filme de Bolsonaro

A declaração gerou críticas e foi apontada como uma retomada de discursos já utilizados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para questionar o sistema eleitoral brasileiro.

Em nota, a equipe de Flávio afirmou que o senador não colocou em dúvida a integridade das eleições no Brasil e defendeu o fortalecimento das missões internacionais de observação eleitoral.

O comunicado, no entanto, não contestou diretamente a informação sobre a Smartmatic ter fornecido urnas ao Brasil.

Com informações da Agência Brasil.

Foto: reprodução