Investidores da ZFM aplaudem contra-ataque de Wilson a Guedes

Investidores Guedes

Publicado em: 26/07/2019 às 08:46 | Atualizado em: 26/07/2019 às 08:46

O discurso que o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), fez ontem, durante a reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), foi comemorado por investidores da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Ele falou logo após o ministro da Economia, Paulo Guedes, atacar o modelo ZFM em sua estreia como presidente do colegiado.

Guedes sugeriu que a economia do Amazonas viva de venda de oxigênio e carbono e não da política fiscal que incentiva os investidores a se instalar no polo industrial da ZFM.

 

“Vamos viver só de diferença de impostos? Só por que tem uma diferença de impostos?”, disse o ministro na reunião do CAS.

 

Na plateia, frustrados com o ministro da Economia, que agora é o homem que preside a apreciação dos projetos de investimento na ZFM, empresários do polo industrial do Amazonas e da região Norte se animaram quando o governador Wilson Lima começou seu discurso.

Ele destacou a importância da ZFM para a região, e disse diretamente a Bolsonaro e Guedes, olhando para eles:

 

“Nós não temos nenhum modelo, a curto e médio prazos, que possa substituí-la. Senhor presidente, senhor ministro da Economia, nós não abrimos mão da Zona Franca de Manaus. Ela tem de continuar no texto da Constituição como está”.

 

Leia mais

Exploração mineral e da biodiversidade na agenda do Planalto

 

Resistência a postos

Para liderança empresarial ouvida pelo BNC Amazonas, ontem, o discurso do governador alivia o investidor. A fala veemente de Wilson significou um contraponto e mostrou a resistência das lideranças políticas da Amazônia contra as ideias de Guedes.

Destacou ainda que o posicionamento particular do ministro não encontra eco pleno no pensamento do presidente Bolsonaro sobre a ZFM e a Amazônia.

 

Foto: BNC Amazonas