Impeachment de Moraes: Aziz diz não, Braga no muro e Valério quer

Senadores do Amazonas divergem sobre impeachment de Moraes, revela levantamento.

Alexandre de Moraes

Publicado em: 03/08/2025 às 13:28 | Atualizado em: 03/08/2025 às 13:28

O placar parcial sobre o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes (STF) revela desalinhamento entre os três senadores do Amazonas. Omar Aziz (PSD) se posiciona contra o afastamento, Plínio Valério (PSDB) é favorável, enquanto Eduardo Braga (MDB) permanece indefinido.

Os dados são do site “votossenadores.com.br” e foram compartilhados nesta sexta-feira (1º/8) pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), como parte de uma campanha da ala bolsonarista para pressionar o Senado a votar a destituição do ministro.

Atualmente, 343senadores declararam apoio ao impeachment, 19 são contrários e 29 ainda não se manifestaram publicamente.

A decisão de levar ou não o pedido adiante cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas a eventual aprovação exigiria maioria qualificada: 54 votos favoráveis — dois terços do plenário.

A ofensiva contra Moraes ganhou força após as sanções impostas ao ministro pelo governo dos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky.

Leia mais

Cai com Nunes Marques ação da conspiração de E. Bolsonaro nos EUA

O caso tem aprofundado o embate entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e setores da direita, especialmente aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, e coloca o Senado no centro de uma crise entre os Poderes.

Leia mais no Poder 360

Foto: Rosinei Coutinho/STF