Governo perde no voto, mas vence ao manter vetos na ALE-AM

Publicado em: 22/02/2018 às 07:04 | Atualizado em: 14/06/2018 às 13:41
O governador Amazonino Mendes (PDT) perdeu no voto na Assembleia Legislativa (ALE-AM) na manhã desta quarta, dia 21, mas conseguiu manter o veto e impedir a aprovação de quatro de dez projetos que haviam sido barrados pelo governo no ano passado.
Entre os projetos em que o veto foi mantido está o que ampliava a idade limite para ingresso na Polícia Militar.
A sessão de votação na ALE-AM desta quarta foi polêmica porque havia dez vetos do governo a serem analisados, incluindo projeto de deputados da base.
Antes da votação, o Governo avaliou que pesou a mão nos pareceres e orientou a base a ser maleável na maioria deles. Com isso, a oposição conseguiu derrubar seis vetos.
No projeto da PM, o Governo entendia que a medida poderia criar um problema previdenciário para o Estado e também que havia um equívoco em fazer reserva de 50% das vagas de oficiais a quem já faz parte da corporação.
Antes da votação, a oposição avaliava que a maioria dos vetos poderia ser derrubada por falta de fundamentação jurídica da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Na hora da votação dos vetos, os placares foram de derrota para o Governo, incluindo neste projeto envolvendo a PM-AM, mas como a derrubada de vetos de governador exigem maioria absoluta, treze votos no mínimo, o Governo conseguiu manter o veto em quatro projetos, incluindo o da PM.
Foto: BNC