Governo decreta luto oficial pela morte, por covid, da presidente da FVS
Professora na área de epidemiologia, Rosemary foi uma das idealizadoras da Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas

Da Redação do BNC AMAZONAS
Publicado em: 23/01/2021 às 06:02 | Atualizado em: 25/01/2021 às 10:44
O Governo do Amazonas decretou, nesta sexta-feira, dia 22, luto oficial de três dias em todo o Estado, pela morte da farmacêutica bioquímica Rosemary Costa Pinto, 61.
O decreto considera a relevância social e histórica da profissional para o povo do Estado do Amazonas.
“Sempre pautada pela busca da melhoria da qualidade de vida da população”, reconhece o ato.
Leia mais
Coronavírus leva porta-voz do Amazonas na divulgação dos dados
Com mais de 25 anos de carreira, Rosemary era diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).
Foi linha de frente do primeiro escalão do governo na luta contra a Covid-19, desde o início da pandemia.
Ela era que interpretava os dados da crise e norteava os caminhos do Estado mesmo quando pouquíssimo se sabia sobre o novo coronavírus.
Trajetória
Epidemiologista de carreira na FVS-AM, Rosemary era formada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).
Ela se especializou em Informação e Informática em Saúde pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Rosemary foi uma das idealizadoras da FVS-AM, juntamente com um grupo técnico composto por sanitaristas, epidemiologistas e infectologistas.
Atuou como gerente de epidemiologia e como diretora de vigilância em saúde da Secretaria de Estado se Saúde, além de ter sido assessora técnica de vigilância em saúde e diretora técnica da FVS-AM.
Magistério
Foi docente na cadeira de epidemiologia e saúde coletiva do curso de Medicina da Universidade Nilton Lins, durante cinco anos. Foi membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e da Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (Proepi).
Conselho Nacional
Rosemary Costa Pinto atuou, por 22 anos, como representante do Amazonas na Câmara Técnica de Vigilância em Saúde do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass).
A vasta experiência incluía controle de surtos, epidemias e situações inusitadas, trabalhando ativamente em todos os surtos registrados no estado ao longo dos últimos 25 anos.
O Governo do Amazonas lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Rosemary e se solidariza com os amigos e familiares neste momento de imensa dor.
Foto: Divulgação