Folha de S.Paulo compara Sinésio Campos a ditador norte-coreano
Matéria publicada hoje mostra suspeita de fraude nas eleições internas petistas (PED) no Amazonas

Da redação do BNC Amazonas
Publicado em: 23/07/2025 às 06:57 | Atualizado em: 23/07/2025 às 07:14
O jornal Folha de S.Paulo comparou o presidente do PT-AM, Sinésio Campos, com o presidente da Coréia do Norte, Kim Jong-un.
Foi uma ironia em relação ao resultado das eleições internas do PT no estado.
O dia 6 de julho, Sinésio foi reeleito e, de sobra, impôs derrota a Edinho Silva, candidato de Lula. No Amazonas, Edinho perdeu por larga diferença para Romênio Pereira, candidato de Sinésio.
Mas a Folha disse que os resultados foram “típicos de regimes totalitários como a Coreia do Norte”.
Por que a Folha comparou Sinésio a Kim Jong-un?
O jornal paulista escreve:
“Campos teve 100% dos votos em cinco cidades amazonenses: Guajará, Juruá, Maraã, Pauini e Tapauá. Nestas localidades, pequenas cidades em que menos de 200 eleitores votaram, nenhum dos sete concorrentes recebeu votos, nem houve brancos ou nulos. Já em São Gabriel da Cachoeira, Campos teve 99,9% dos votos: foram 1.438 para ele e 1 nulo. Para os opositores, zero. Em Manicoré, foram 253 votos para ele, com 1 branco e 1 nulo, ou 99,2% do total. De novo, a oposição ficou zerada na cidade.
Houve também maiorias expressivas para o presidente reeleito em Santa Isabel do Rio Negro (95%), Envira (93,6%) e Beruri (88,8%)”.
Suspeitas de fraudes
A Folha informa que a reeleição de Sinésio Campos está sob suspeita de fraude. O partido analisa recursos com indícios de irregularidades no PED-AM.
Leia mais em Folha de S.Paulo.
Leia mais
Sinésio Campos atropela adversários e é reeleito presidente do PT-AM
Foto: divulgação