Fieam quer inimigos da ZFM também produzindo no Amazonas

Publicado em: 26/09/2019 Ă s 15:43 | Atualizado em: 26/09/2019 Ă s 15:46
Neuton CorrĂªa, da RedaĂ§Ă£o
Ao invĂ©s do confronto, a FederaĂ§Ă£o das IndĂºstrias do Estado do Amazonas (Fieam) quer que a AssociaĂ§Ă£o dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras) instale um condomĂnio em Manaus e traga seus associados para tambĂ©m se beneficiarem dos incentivos da Zona Franca de Manaus.
O convite para que a associaĂ§Ă£o conheça o modelo industrial do Amazonas foi feito nesta quinta-feira, dia 26, disse o presidente da Fieam, AntĂ´nio Silva, durante ReuniĂ£o do Conselho de AdministraĂ§Ă£o da Suframa (CAS).
A Afrebras, criada em 2005, tornou-se nos Ăºltimos anos uma das maiores vozes contra a ZFM, acusando, sem meias palavras, a Coca-Cola, a Ambev e a Heineken de se beneficiarem de bilhões de renĂºncias fiscais do governo federal, em detrimentos dos pequenos produtores.
Este ano, a entidade ampliou sua articulaĂ§Ă£o contra a ZFM ao criar a Frente Parlamentar Mista Bebidas Brasil, cujo principal foco tem sido defender o fim dos incentivos fiscais dessas multinacionais.
“Como nĂ£o conhecem, ficam fazendo crĂticas querendo, talvez, derrubar o modelo, que estĂ¡ mantido pela ConstituiĂ§Ă£o. Eles nĂ£o vĂ£o conseguir”, disse Antonio Silva, que Ă© integrante do conselho do Grupo Simões, responsĂ¡vel pela Coca-Cola no Amazonas.
Apesar do tom, ele ressaltou o que a Fieam pretende fazer:
“NĂ³s nĂ£o estamos querendo isso (confronto). Queremos, sim, que eles venham, conheçam o modelo em uma apresentaĂ§Ă£o que nĂ³s vamos fazer com a Secretaria de Planejamento e a Suframa, para que possam trazer as fĂ¡bricas deles com as mesmas prerrogativas das empresas de concentrados”, acrescentou.