Ex-prefeito de Nova Olinda divulgou edital 2 meses apĂ³s licitaĂ§Ă£o
Pela irregularidade, Adenilson Reis foi condenado pelo TCE-AM.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 09/04/2025 Ă s 06:29 | Atualizado em: 09/04/2025 Ă s 06:29
Prefeito de Nova Olinda do Norte nos Ăºltimos oito anos, atĂ© 2024, Adenilson Reis (MDB) realizou uma licitaĂ§Ă£o nesse Ăºltimo ano de mandato que foi julgada irregular pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) neste dia 8 de abril de 2025.
Como resultado da condenaĂ§Ă£o por unanimidade do plenĂ¡rio do tribunal, ele levou multa de R$ 14 mil.
A principal irregularidade cometida por Reis foi divulgar edital de pregĂ£o presencial (1/2024) dois meses depois que ele jĂ¡ havia feito a licitaĂ§Ă£o.
Segundo o processo, o prefeito publicou o edital em 16 e 23 de outubro. Ele havia realizado a licitaĂ§Ă£o em 8 de agosto.
Para o tribunal, o entĂ£o prefeito descumpriu normas obrigatĂ³rias de publicidade em licitaĂ§Ă£o.
Conforme a lei, o edital teria que ser divulgado no Portal Nacional de Contratações PĂºblicas e no portal da transparĂªncia da prefeitura municipal, segundo as leis federais 12.527/2011 e 14.133/2021.
Dessa forma, o prefeito prejudicou a transparĂªncia do processo.
Para o relator, conselheiro Érico Desterro, a falha comprometeu a competitividade e a lisura do certame, ferindo os princĂpios da publicidade e do controle social.
Leia mais
Nova Olinda: prefeito dĂ¡ trĂªs cargos a servidor e Ă© punido pelo TCE-AM
De Presidente Figueiredo
Na mesma sessĂ£o do plenĂ¡rio do TCE-AM desta terça, os conselheiros multaram em R$ 6,8 mil a ex-prefeita de Presidente Figueiredo PatrĂcia Lopes (UniĂ£o Brasil).
Ela foi julgada por reeditar edital de concorrĂªncia pĂºblica com irregularidades previamente apontadas pelo prĂ³prio tribunal.
Foto: Joel Arthus/TCE