“É preciso diversificar o modelo Zona Franca de Manaus,” diz Ramos

O parlamentar afirmou ser preciso criar mecanismos para migração do modelo atual concentrado em eletroeletrônicos e duas rodas, para o modelo de biotecnologia

Vacinas validade

Gabriel Ferreira, Da Redação

Publicado em: 05/08/2020 às 16:04 | Atualizado em: 05/08/2020 às 16:08

Em entrevista a Rádio Câmara, o deputado federal Marcelo Ramos (PL) mais uma vez reforçou o resultado do estudo construído em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

De acordo com o parlamentar, o estudo aponta a importância da Zona Franca de Manaus na proteção do meio ambiente. Além disso, ele pontou a contribuição do Polo Industrial, “para conservação da Amazônia.”

Conforme Marcelo Ramos, a ZFM “ofereceu alternativa econômica ao estado do Amazonas, que não a mineração, que não a agricultura, que não a pecuária.”

A partir disso, Ramos aponta a necessidade de “diversificar o modelo Zona Franca de Manaus.”

O parlamentar afirmou ser preciso “criar mecanismos para migrar, num médio, longo prazo, o modelo atual concentrado em eletroeletrônicos, duas rodas, para o modelo de biotecnologia.”

Proposta na Reforma Tributária

Dessa forma, pautando um novo modelo de Zona Franca dentro da reforma tributária,  Marcelo Ramos, enfatizou a criação de um mecanismo. Este, portanto, “idêntico ao da Lei de Informática.”

Para o parlamentar isso seria a destinação de um percentual de arrecadação das empresas do polo para pesquisas e desenvolvimento. Por exemplo, a biotecnologia, que tem por objetivo “transformar as riquezas da floresta em produtos com valor comercial.”

Segundo Ramos, a aposta nesse meio tornaria “um modelo de desenvolvimento mais sustentável pra região Amazônica.”

Foto: Divulgação

 

 

 

Leia mais

Ramos destaca a Mourão propostas de desenvolvimento sustentável na Amazônia