Setor de duas rodas pede recursos para ciclovias nas cidades

Publicado em: 17/10/2018 às 12:41 | Atualizado em: 17/10/2018 às 12:41
Como relator no Senado do orçamento 2019 do Ministério das Cidades, o senador Eduardo Braga (MDB) se reuniu nesta terça, dia 16, em Brasília, com o presidente da fabricante de bicicletas Caloi e vice-presidente da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), Cyro Gazolla. Na pauta, a ampliação da malha cicloviária no país.
O executivo empresarial pediu que o senador inclua recursos no orçamento para a construção de mais ciclovias.
“Acreditamos na necessidade de ampliação das ciclovias para permitir maior mobilidade urbana, além de melhorar a saúde da população”, disse Gazolla.
Como presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, Braga levou a votação o Programa Bicicleta Brasil em agosto deste ano. Aprovado em plenário, foi sancionado no começo de outubro e virou a Lei 13.724.
O programa incentiva o uso da bicicleta como forma de melhorar as condições de mobilidade urbana nas grandes cidades.
Leia mais
Duas rodas da ZFM se beneficia do programa de uso da bicicleta
Metas do programa
A legislação objetiva apoiar estados e municípios na construção da infraestrutura cicloviária, a promoção da integração da bicicleta ao transporte coletivo, a divulgação dos benefícios da bicicleta como meio de transporte, implantação das políticas de educação para o trânsito que promovam a boa convivência da bicicleta com os demais veículos, além de estímulo à construção de rotas intermunicipais mais seguras para o deslocamento cicloviário.
As ações serão viabilizadas por 15% do montante recolhido por meio de multas de trânsito, que hoje é da ordem de R$ 9 bilhões anuais. Ou seja, isso significa investimentos de mais de R$ 1 bilhão anuais na infraestrutura cicloviária.
Com informações da assessoria do senador Eduardo Braga
Foto: Divulgação/assessoria do senador Eduardo Braga