Dino autoriza Força Nacional apĂ³s chegada de bolsonaristas no DF

Bolsonaristas marcaram um protesto para amanhĂ£ (9) em BrasĂ­lia.

Dino autoriza Força Nacional apĂ³s chegada de Bolsonaristas no DF

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 08/01/2023 Ă s 08:00 | Atualizado em: 08/01/2023 Ă s 09:37

O ministro da Justiça, FlĂ¡vio Dino, autorizou ontem (7) o uso da Força Nacional na segurança do Distrito Federal (DF). O objetivo Ă© evitar protestos violentos na Esplanada dos MinistĂ©rios.

Segundo o Poder360, o reforço na segurança local vai até segunda-feira (9). Trata-se de um pedido foi feito pela Polícia Federal.

Dessa maneira, é a segunda vez que Dino autoriza o uso da Força desde que assumiu o cargo.

De acordo com a publicaĂ§Ă£o, caravanas com bolsonaristas chegaram ontem ao acampamento golpista montado na frente do Quartel do ExĂ©rcito, em BrasĂ­lia.

Nesse sentido, nas redes sociais, manifestantes publicaram a chegada ao acampamento.

Portaria do ministro

No documento, Dino determina que a Força Nacional estĂ¡ autorizada a “auxiliar na proteĂ§Ă£o da ordem pĂºblica e do patrimĂ´nio pĂºblico e privado entre a RodoviĂ¡ria de BrasĂ­lia e a Praça dos TrĂªs Poderes”.

E continua: “assim como na proteĂ§Ă£o de outros bens da UniĂ£o situados em BrasĂ­lia, em carĂ¡ter episĂ³dico e planejado, nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2023”.

Ato na segunda-feira

Bolsonaristas marcaram um protesto para amanhĂ£ (9) em BrasĂ­lia. Movimento ocorre apĂ³s o esvaziamento do acampamento em BrasĂ­lia depois da posse do presidente Lula (PT).

Leia mais no Poder360.

80 Ă´nibus

Ainda sobre o assunto, conforme divulgou o portal MSN, as forças de segurança do governo de Lula da Silva (PT) e do governo do Distrito Federal, sob comando de Ibaneis Rocha (MDB) identificaram a chegada de cerca de 80 Ă´nibus e caminhões a BrasĂ­lia nas Ăºltimas 24h.

Dessa forma, o objetivo dos manifestantes Ă© protestar em frente ao Congresso, Supremo Tribunal Federal e PalĂ¡cio do Planalto.

Contudo, a informaĂ§Ă£o diz que esses protestos nĂ£o serĂ£o permitidos e a Força Nacional jĂ¡ foi, portanto, acionada pelo ministro da Justiça, FlĂ¡vio Dino.

Leia mais

Ministro da Justiça define novas providĂªncias contra atos golpistas

Foto: Marcos CorrĂªa/PR