Deputado pede ações urgentes para evitar tragédia em Jutaí
Dr. George Lins apresentou um requerimento pedindo ao governo estadual que tome medidas urgentes para evitar deslizamentos de terra.

Publicado em: 17/10/2023 às 18:28 | Atualizado em: 17/10/2023 às 18:30
O deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil), por meio de requerimento, pediu que o Governo do Estado tome medidas urgentes para prevenir novos deslizamentos de terras no município de Jutaí, na região do alto rio Solimões.
O parlamentar levou o tema à tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM ) nesta terça-feira (17/10).

Leia mais
Beruri de luto com tragédia que engoliu vila no rio Purus, no Amazonas
As medidas, segundo o parlamentar, poderão evitar a repetição de ocorrências lamentáveis como o deslizamento de fevereiro deste ano na própria cidade de Jutaí e o que atingiu mais de 40 casas e vitimou duas pessoas na comunidade de Arumã, em Beruri, no rio Purus.
Conforme o deputado, o fenômeno já provocou várias tragédias no Amazonas.
Em Jutaí, as terras caídas provocaram ocorrências trágicas em 2010 e 2015 e neste ano de 2023 já levou o prefeito Pedro Macário a decretar situação de emergência no município.
“Tudo isso nos motivou a apelar ao governo Wilson Lima, que tenho certeza que é sensível à questão, para que a população jutaiense seja assistida com os benefícios do plano de ação ao enfrentamento da estiagem”.
No requerimento, Lins pede que a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realize obras emergenciais de contenção para evitar o avanço da erosão detectada pela Defesa Civil do estado como forma de garantir a segurança de moradores e visitantes do local.
Fotos: divulgação