Deputado puxa ação para derrubar veto de Bolsonaro ao historiador

De acordo com José Ricardo, as bancadas federais dos estados vão ser buscadas para envolver seus parlamentares na causa

Publicado em: 23/06/2020 às 17:32 | Atualizado em: 23/06/2020 às 17:32

Uma intensa mobilização junto aos deputados federais vai tentar derrubar veto à regulamentação da profissão de historiador.

Em abril, o presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou integralmente projeto de lei de 2009 do senador Paulo Paim (PT-RS).

Bolsonaro seguiu orientação do Ministério da Economia e Advocacia-Geral da União de que a regulamentação restringiria “o livre exercício profissional”. Diversas outras profissões têm esse reconhecimento.

A partir de um debate virtual com profissionais de história e membros de entidades como Associação Nacional de História, universidades Federal do Amazonas (Ufam) e do Estado do Amazonas (UEA) e professores e dos ensinos fundamental e médio, o deputado federal José Ricardo (PT-AM) resolveu puxar o movimento pela derrubada do veto de Bolsonaro.

Conforme disse, as bancadas federais dos estados vão ser buscadas para envolver seus parlamentares na causa.

Leia mais

Deputado pede que prefeitura aplique lei que proíbe uso de cerol em Manaus

Importância da profissão

Para o deputado petista, o veto é um absurdo. “O que está em jogo, principalmente, é uma iniciativa para reconhecer a formação e a importância dos historiadores”.

A regulamentação significaria, portanto, desdobramentos positivos para a profissão porque a tornaria mais atraente aos jovens. Um dos objetivos do projeto de Paim era garantir que o historiador pudesse lecionar no ensino básico. “Temos hoje um presidente vetando muitas matérias que tratam dos direitos do cidadão, da comunicação e agora da história”, criticou o deputado.

Foto: Divulgação