Bate-boca na ALE-AM: David quebra regra e Alessandra reage

David Almeida x Alessandra Campelo

Publicado em: 25/09/2018 às 14:37 | Atualizado em: 25/09/2018 às 15:14

Por Rosiene Carvalho, da Redação

 

A 12 dias da votação em primeiro turno das Eleições 2018, o nervosismo e a ausência dos parlamentares se destacam na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM).

Na sessão terça-feira, o destaque, neste contexto, foi o embate travado no pequeno expediente entre o presidente e candidato ao governo David Almeida (PSB) e a deputada e candidata à reeleição Alessandra Campelo (MDB).

Os dois bateram boca no plenário. David mandou Alessandra interromper a fala que o criticava por moldar regras do regimento para favorecer o grupo dele e a deputada mandou ele calar a boca, não entrar no tempo dela no pequeno expediente, garantido em regimento, e determinou à equipe de comunicação que gravasse tudo.

O que diz o regimento 

Os deputados podem se inscrever para falar na ALE-AM em dois momentos: no pequeno e no grande expediente. No pequeno expediente, cada parlamentar inscrito tem direito a cinco minutos de discurso sem interrupção  ou intervenção de outro parlamentar ou da mesa diretora.

No grande expediente, o tempo se amolda conforme os blocos e o número de parlamentares inscritos. Neste espaço, o regimento prevê que um deputado abra mão de sua fala para ceder a outro e também há possibilidade de apartes, quando um deputado comenta o que o outro fala na tribuna.

Leia mais 

Sabá Reis faz escalação de deputados que não vão se reeleger

A Briga

A briga entre os dois ocorreu porque Alessandra questionou David, dizendo que ele cedeu de forma irregular mais cinco minutos para o deputado Sabá Reis (PR), aliado do presidente e candidato ao governo. Sabá discursou contra o governo Amazonino Mendes (PDT) e também ironizou parlamentares que “correm o risco” de não se reelegerem.  Citou a deputada do MDB.

Alessandra usou o tempo dela no pequeno expediente para criticar a atitude do presidente. David respondeu falando de forma branda que cedeu o tempo dele para Sabá. Alessandra contestou dizendo que ele havia cometido uma irregularidade. David falou em tom mais alto que ela usasse o tempo e que a condução que ele havia feito não era assunto para ela comentar.

“A senhora já falou, já explicou. Fale o que a senhora tem que falar. Não venha querer…”, disse. No que foi interrompido por Alessandra, dizendo que ela  falaria  do que ela quisesse: “Não se meta na minha fala”.

David retrucou e disse para ela também não se meter na fala dele. A parlamentar mais  uma vez o cortou:

“A fala  é minha e não sua. Que isso? O senhor está nervoso? Está com algum problema? Eu vou falar que está errado o presidente ceder tempo no pequeno expediente. E não se meta na minha fala. A fala é minha. O tempo é meu. O  senhor  acha o quê? Que o senhor é presidente e vai mandar  aqui? Ora, vou falar o que eu quiser. O tempo é  meu”,  disse.

 

Amigos do presidente

Alessandra ironizou que apenas os amigos do presidente recebem benefícios no tempo mesmo que contrariem o regimento.

“Não tenho nada pessoal contra o senhor  não, deputado David. Mas esse tipo de autoritarismo não aceito. Principalmente se meter na minha fala para gritar comigo. Me respeite. Respeite o regimento. Eu aqui sou independente. Não sou do lado A e nem do lado B. Ora, ainda vem se meter na minha fala no pequeno expediente. Comigo, não”, afirmou.

 

Veja o vídeo:

 

Leia mais 

Luiz Castro sofre princípio de infarto após saber da morte de cunhado