Criar Ministério de Segurança está nos planos do Palácio do Planalto

Publicado em: 15/02/2018 às 13:55 | Atualizado em: 15/02/2018 às 13:55

A Secretaria de Governo da Presidência da República negou que haja intenção do governo de criar um ministério específico para a segurança pública que esteja relacionada às negociações pela aprovação da reforma da Previdência.

No entanto, em recente entrevista o presidente Michel Temer disse que há a possibilidade de criar o Ministério da Segurança.

O ministro Carlos Marun explicou que essa questão está sendo tratada diretamente pelo presidente Michel Temer com outros ministros e afirmou que é prematuro falar em indicação de nomes para comandar o possível novo ministério.

“Uma eventual criação do Ministério da Segurança Pública nada tem a ver com Previdência. São coisas absolutamente separadas, não vai ser usado no sentido político de votos. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”, explicou Marun.

Recentemente em entrevista à Rádio Bandeirantes, o presidente Temer confirmou a possibilidade de criação de um ministério especializado no tema ou uma “Força Nacional de Segurança que esteja sempre à disposição dos estados”.

Na ocasião, ele lembrou das situações em que as Forças Armadas reforçaram as ações na área em diferentes estados, como o Rio de Janeiro.

O ministro comentou que a Previdência “é o foco principal do governo” neste momento e que as discussões em torno da criação da pasta de segurança ainda não estão concluídas.

Para Marun, a ideia de separar o tema do Ministério da Justiça “é um ato de coragem” de Temer, pois atrairá para o governo federal responsabilidade permanente sobre a segurança pública.

Fonte: Agência Brasil

 

Foto: EBC