CPI da covid recorre ao STF para governador do Amazonas depor

O habeas corpus preventivo, concedido pela ministra do STF Rosa Weber, deu a Lima o direito de comparecer ou nĂ£o Ă  CPI e de nĂ£o responder a perguntas, em caso de comparecimento

Senador da CPI elogia decisĂ£o de ministra do STF a favor de Wilson Lima

Publicado em: 15/06/2021 Ă s 15:02 | Atualizado em: 16/06/2021 Ă s 09:11

A Advocacia do Senado interpĂ´s no Supremo Tribunal Federal (STF), na segunda-feira (14), agravo regimental contra o habeas corpus que dispensou o governador do Amazonas, Wilson Lima, de depor na CPI da Pandemia. O depoimento estava previsto para quinta-feira (10).

O habeas corpus preventivo, concedido pela ministra do STF Rosa Weber, deu a Lima o direito de comparecer ou nĂ£o Ă  CPI e de nĂ£o responder a perguntas, em caso de comparecimento.

Na decisĂ£o, a ministra alegou que o governador Ă© investigado pela PolĂ­cia Federal e pelo MinistĂ©rio PĂºblico Federal pela suposta prĂ¡tica de crimes na gestĂ£o da pandemia no Amazonas.

Para ela, o direito Ă  nĂ£o incriminaĂ§Ă£o em relaĂ§Ă£o a essa investigaĂ§Ă£o se estende à CPI. Rosa Weber reconheceu, porĂ©m, que nĂ£o existe precedente vinculante no STF.

Leia mais

Ex-secretĂ¡rio afirma que primeiro contato com Pazuello foi 7 de janeiro

No agravo, a Advocacia do Senado explica que Wilson Lima foi convocado como testemunha, e nĂ£o como investigado; e que o depoimento perante a CPI nĂ£o constitui ato de autodefesa, e sim ato de responsabilidade polĂ­tica, pois toda autoridade deve colaborar com a prestaĂ§Ă£o de contas perante a sociedade.

“A presunĂ§Ă£o de inocĂªncia nĂ£o deve ser jamais um obstĂ¡culo ao dever de accountability [prestaĂ§Ă£o de contas], nem ao direito de informaĂ§Ă£o e de livre formaĂ§Ă£o de convicĂ§Ă£o do pĂºblico acerca da eventual responsabilidade polĂ­tica de seus governantes”, afirmam os advogados do Senado, pedindo a reforma da decisĂ£o de Rosa Weber, para que o governador atenda Ă  convocaĂ§Ă£o da CPI com o dever de falar a verdade, ressalvado o direito ao silĂªncio para nĂ£o se incriminar.

Leia mais na AgĂªncia Senado

Foto: Diego Peres