Chefe do MP-AM anuncia mutirão contra improbidade

Publicado em: 16/05/2017 às 16:58 | Atualizado em: 16/05/2017 às 16:58
O procurador-geral de Justiça do Amazonas, Fábio Monteiro, anunciou em entrevista ao vivo ao BNC, na tarde desta terça-feira, dia 16, um mutirão para concluir procedimentos que apuram denúncias de improbidades administrativas contra ex-prefeitos e prefeitos reeleitos do interior do estado.
O mutirão, segundo ele, começa na semana que vem pelos municípios de Parintins e Itacoatiara, para onde serão enviados promotores especialistas em patrimônio público da capital, além de técnicos e peritos que auxiliarão nos trabalhos.
De acordo com o procurador, as denúncias tratam de várias questões, que vão de irregularidades nas áreas de saúde e educação, com serviços não realizados ou executados pela metade, a desvio de verbas públicas e enriquecimento ilícito.
“Não se trata de caça às bruxas, mas é um suporte para termos, para identificarmos, elementos de prova para acionar que têm de ser responsabilizado judicialmente”, disse o chefe do Ministério Público do Amazonas (MP-AM).
Monteiro comentou também, na entrevista, que um problema recorrente encontrado pelos promotores de Justiça no interior do Amazonas é o pagamento de obras não realizadas ou realizadas parcialmente, mas quitadas; falta de medicamento nas unidades de saúde e irregularidades no transporte escolar.
Ele não descarta que esses procedimentos possam levar à realização de operações como as que prenderam os ex-prefeitos Xinaik Medeiros, de Iranduba, e Hamilton Villar, do Careiro.
Na entrevista, o procurador ainda opinou sobre o projeto do presidente do Tribunal de Justiça (TJ-AM), Flávio Pascarelli, de agregar comarcas no interior do estado, e sobre uma reunião que puxará com as autoridades do Peru e Colômbia para compartilhar informações em combate ao crime organizado no Amazonas.
Assista à entrevista.
https://www.facebook.com/bncamazonas/videos/574476366056126/
Foto: BNC