CCJ da CĂ¢mara aprova PEC do pagamento parcelado de precatĂ³rios

Relator defende que a PEC é constitucional e que o pagamento parcelado a partir do ano que vem respeita a segurança jurídica

ccj, camara, pec, precatorios

Publicado em: 16/09/2021 Ă s 22:24 | Atualizado em: 16/09/2021 Ă s 22:24

A CCJ (ComissĂ£o de ConstituiĂ§Ă£o e Justiça) da CĂ¢mara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (16), a proposta de emenda Ă  ConstituiĂ§Ă£o (PEC) que autoriza o governo federal a parcelar o pagamento dos precatĂ³rios. 

Na comissĂ£o, a proposta foi aprovada por 32 votos a 26 em uma sessĂ£o que se estendeu por mais de quatro horas.

O texto ainda serĂ¡ analisado por uma comissĂ£o especial na CĂ¢mara antes de ir Ă  votaĂ§Ă£o em plenĂ¡rio.

A PEC tambĂ©m terĂ¡ que passar por votaĂ§Ă£o no Senado. 

PrecatĂ³rios sĂ£o dĂ­vidas da UniĂ£o com pessoas fĂ­sicas, jurĂ­dicas, estados e municĂ­pios reconhecidas em decisões judiciais definitivas, ou seja, que nĂ£o sĂ£o mais passĂ­veis de recursos – e que devem ser pagas pelo governo.

Leia mais

AtĂ© 2021, o governo vinha pagando integralmente os precatĂ³rios. Em 2022, no entanto, a despesa com sentenças judiciais passarĂ¡ de R$ 54,7 bilhões para R$ 89,1 bilhões — o que, segundo a equipe econĂ´mica, inviabiliza o aumento do programa social. 

O relator da PEC na CCJ, deputado Darci de Matos (PSD-SC), apresentou parecer favorĂ¡vel Ă  proposta enviada pelo governo federal.

No texto, o relator defendeu que a PEC Ă© constitucional e que o pagamento parcelado a partir do ano que vem respeita a segurança jurĂ­dica e a separaĂ§Ă£o dos poderes.

Leia mais no G1

Foto: Cleia Viana/CĂ¢mara dos Deputados