Caladinho, presidente da Funai vai aos Waimiri Atroari

Publicado em: 27/09/2017 às 07:38 | Atualizado em: 27/09/2017 às 07:38

Sem anunciar sua presença no Amazonas, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), general  amazonense Franklimberg Ribeiro de Freitas, viajou para a área indígena Waimiri Atroari, na divisa do Amazonas com Roraima, para uma missão que tem sido impossível para o governo federal nos últimos anos.

Franklimberg chegou ontem a Manaus e ontem mesmo estava com viagem marcada para a região.

Sua missão é tentar convencer os indígenas a permitir a passagem por suas terras da rede elétrica do linhão de Tucuruí, que parou no Amazonas antes de se estender a Roraima, que hoje é abastecida pela energia da Venezuela em crise.

Outro presidente da Funai, o também amazonense João Pedro (PT), ex-senador, tentou, mas não conseguiu liberar o território indígena à passagem da eletricidade.

Agora, o general vai tentar outra vez, em uma ambiente árido para esse tipo de diálogo, sobretudo numa região indígena traumatizada e quase extinta pelo avanço da colonização que atingiu os Waimiri Atroari por grandes projetos como o da construção da BR-174, a mineração instalada ali e agora o linha de Tucuruí.

 

Foto: Divulgação