Braga diz que chefe da XP dá visibilidade a aberração contra ZFM

Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos, chamou a ZFM de distorção

Governo Bolsonaro negocia com Braga venda da Eletrobrás

Publicado em: 03/01/2020 às 19:23 | Atualizado em: 03/01/2020 às 19:23

Por Neuton Corrêa, da Redação

 

O senador Eduardo Braga, líder do MDB no Senado, classificou como aberração a opinião da economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, que chamou os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) de “uma distorção que precisa ser corrigida na reforma tributária”.

A reforma tramita no Congresso, deve ser votada no primeiro semestre de 2020 e vai mexer com tributos federais que compõem o cardápio de incentivos que o governo oferece às empresas para se instalarem no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Zeina Latif atacou a ZFM em artigo assinado por ela no último dia 29 no jornal O Estado de S.Paulo e repercutido nesta sexta-feira, dia 3, pelo BNC AMAZONAS.

Lei mais

“ZFM é distorção”, diz economista-chefe da XP Investimento

A chefe da XP Investimentos e o preconceito contra a ZFM

Sobre isso, o senador disse que a economista usa um dos jornais mais importantes do país para dar visibilidade ao que chamou de “verdadeira aberração conceitual”.

Depois, em fala direta a Zeina, Braga rebate que o “modelo de desenvolvimento regional não é uma distorção, muito menos representa um entrave para uma reforma tributária essencial para o nosso país”.

E acrescenta:

“Se bem estiver atenta às discussões internacionais em torno da preservação da Amazônia e, diga-se, de quem nela vive, vai rapidamente perceber que a ZFM está na vanguarda. De uma só vez, ela consegue criar e desenvolver tecnologia, empregando justamente os amazônidas, sem derrubar uma árvore sequer”.

Ao fim, o senador convida a economista a visitar a região, caso tenha dúvida sobre a ZFM.

“Na dúvida, venha ver com seus próprios olhos, Zeina! Estamos prontos para recebê-la e para o debate”.

Leia o texto que o senador publicou em suas redes sociais:

“A renomada economista Zeina Latif usa um dos veículos mais importantes do país, o jornal O Estado de S.Paulo, para dar visibilidade a uma verdadeira aberração conceitual que apresenta sobre a Zona Franca de Manaus. Cara Zeina, o nosso modelo de desenvolvimento regional não é uma distorção, muito menos representa um entrave para uma reforma tributária essencial para o nosso país. Se bem estiver atenta às discussões internacionais em torno da preservação da Amazônia e, diga-se, de quem nela vive, vai rapidamente perceber que a ZFM está na vanguarda. De uma só vez, ela consegue criar e desenvolver tecnologia, empregando justamente os amazônidas, sem derrubar uma árvore sequer. Na dúvida, venha ver com seus próprios olhos, Zeina! Estamos prontos para recebê-la e para o debate”.

 

Foto: Pedro França/Agência Senado