Clima de ansiedade espera Bolsonaro no Polo Industrial de Manaus

Polo PIM

Publicado em: 26/11/2019 às 11:31 | Atualizado em: 26/11/2019 às 11:31

Neuton Corrêa, da Redação

 

Um clima de ansiedade está formado no país para que o Polo Industrial de Manaus (PIM) receba hoje, dia 26, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), em sua segunda visita ao modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) no exercício do cargo.

Bolsonaro estará no Amazonas nesta terça-feira para participar de culto na igreja evangélica Assembleia de Deus e da abertura da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial da ZFM, a FesPIM, de 27 a 29, no Studio 5, zona sul da capital, no coração do distrito industrial amazonense.

Três assuntos da pauta econômica do atual governo são extremamente sensíveis ao vigor do PIM: a abertura do mercado brasileiro aos importados; a reforma tributária, que mexe com os incentivos fiscais que atraem investidores para o Amazonas; e a mudança na Lei de Informática.

 

Leia mais

Feira de sustentabilidade mostra importância da ZFM

 

Temor na informática

Esse último tema é mais recente. Tramita na Câmara dos Deputados, por meio do projeto de lei 4.805/2019, proposto pelo deputado federal Marcos Pereira (Republicanos), ex-ministro da Indústria e Comércio Exterior no governo Michel Temer (MDB).

O problema é que a equipe econômica do governo pretende acelerar a mudança da regra editando uma MP (medida provisória), que já tem minuta monitorada pelo Congresso Nacional.

A MP preocupa. Sua geração é nos gabinetes do Planalto, diferentemente do projeto de lei, que obedece a uma longa tramitação pública na Câmara dos Deputados e no Senado, por onde tem de passar assim que for aprovado pelos deputados federais.

Para o Amazonas e seu polo industrial, a ansiedade é maior. É que qualquer movimento que tire os incentivos tributários à produção na ZFM poderá representar a morte dos bens de informática locais.

Acontece, dizem líderes empresariais ouvidos pelo BNC Amazonas, que até os fabricantes fora da ZFM não têm certeza do que sairá dessa MP.

Há até otimismo no Amazonas. Líderes empresariais de grandes setores revelam que a questão não está fechada, e que conversas estão ocorrendo nos bastidores da edição da MP. Tais articulações são para que o ato do governo, quando sair, projete tanto quem produz em Manaus quanto quem está fora do alcance dos benefícios fiscais do modelo.

 

Leia mais

 

https://adm.bncamazonas.com.br/municipios/arthur-prefeito-fespim-zfm-defender/

 

Polo à espera de boas novas

Para eles, o alívio dessa ansiedade pode acontecer em Manaus. Isso se o presidente aproveitar sua viagem ao Amazonas para fazer algum anúncio para o setor.

Afinal, ambiente mais propício não há. Bolsonaro agendou participação na FesPIM, evento de exposição de um dos principais polos industriais do Brasil e da América Latina.

 

Foto: BNC Amazonas