Avante vai expulsar deputado do partido que assinou CPI do lixo
Expulsão foi pedida na semana pelo prefeito David Almeida à cúpula nacional da sigla. Decisão deve sair ainda nesta semana

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 12/08/2025 às 07:46 | Atualizado em: 12/08/2025 às 08:10
A cúpula do Avante decidiu que vai expulsar o deputado estadual Wanderley Monteiro, eleito pelo partido nas eleições de 2022. A decisão foi tomada ontem à noite em reunião com a participação de representantes dos diretíorios nacional, estadual e municipal da legenda.
A expulsão, porém, não será sumária, apesar da decisão ser unânime. Ele ainda vai responder a um procedimento partidário para se defender. Conduto, os prazos são curtos e a exclusão dele do Avante deve acontecer até sexta-feira, 15, ou, no máximo, até segunda-feira, dia 18.
A representação contra Wanderley Monteiro é do prefeito de Manaus, David Almeida, presidente estadual do Avante. Para ele, o parlamentar vilou ao menos nove artigos do estatuto da sigla.
CPI do lixo
Mas o estopim do processo de expulsão foi o fato do deputado ter assinado uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que propõe investigar o programa “Asfalta Manaus”, da gestão municipal. O projeto recebeu verba do governo do Amazonas. Na prática, o deputado autorizou uma investigação contra o presidente de seu partido.
Ao BNC Amazonas, o prefeito falou do processo de expulsão, mas ressalvou que o partido não vai pedir a cassação do mandato do parlamentar, ainda que entenda, acrescentou, que Wanderley tenha sido eleito pelo partido. “Ele não se elegeu direto. Ele precisou do partido. Então, o mandato é do partido”, disse David Almeida.
Governista
Apesar disso, o parlamentar nunca rezou a cartilha do Avante. Wanderley se monstra integrante da base do governo Wilson Lima (União) desde o início de seu mandato, em 2023. Por exemplo, ele tem estreita relação com Wilson, vota com a base governista e sempre está na contagem de votos dos líderes do governo na ALE-AM.
Indiferença ao Avante
Mas David Almeida diz que o deputado Wanderley Monteiro sempre foi indiferente ao partido. “Ele não contribui, não comparece a nada. Ele demonstra total indiferença ao partido”, elencou o prefeito.
Outro coisa que David conta como violação partidária é o fato de Wanderley ter apoiado o deputado Roberto Cidade (União), na disputa pela Prefeitura de Manaus, em 2024. Nesse pleito, em disputa por sua reeleição, David teve forte embate com Cidade.
Leia mais
CPI do asfalto: deputados retiram apoio e deixam pedido com número mínimo
Foto: divulgação