Arthur quer laudo de todas as passarelas de Manaus, em 15 dias

Publicado em: 14/02/2019 às 16:14 | Atualizado em: 14/02/2019 às 16:14
O prefeito Arthur Neto (PSDB) vai instituir, via Decreto, uma comissão para, em 15 dias, apresentar um laudo técnico sobre as condições de todas as passarelas da cidade de Manaus.
Arthur retornou nesta quinta-feira, dia 14, à avenida Torquato Tapajós, onde ocorreu o desabamento da escadaria de uma passarela. A subida do igarapé dos Franceses, provocada por obstruções de construções irregulares, comprometeu o terreno que formava a base da estrutura situada nas proximidades do Clube Municipal.
O acidente ocorreu na tarde de ontem e no início da noite foram iniciados os serviços para desobstrução do igarapé, nova contenção e os responsáveis pelo avanço das obras sobre o leito do igarapé foram notificados, incluindo a interdição de um posto de combustível no local.
“É crime ambiental inafiançável, essas construções irregulares provocaram o estreitamento do igarapé, o que poderia ter causado um desastre, se houvesse pessoas transitando na passarela”, disse o prefeito, que tem acompanhado a evolução dos trabalhos no local desde o momento em que a escada da passarela desabou.
Demolida
Arthur Neto explicou que a estrutura da passarela não foi comprometida, assim como a rede de drenagem que passa sob a via não foi afetada, mas a passarela será demolida e instalada em local adequado, porque, lá atrás, foi construída sobre o igarapé.
“Vamos regularizar o curso do igarapé e colocar a passarela em local mais adequado. A SMTU e o Manaustrans serão responsáveis por esse estudo, de qual o melhor ponto para nova estrutura”, afirmou o prefeito.
Leia mais
Arthur anuncia 14º salário para professores pelo sucesso no Ideb
A demolição da passarela começa esta noite com a desmontagem da estrutura metálica para, posteriormente, demolir as partes em concreto. A previsão é de que os trabalhos sejam realizados em até 20 dias e os serviços de maior impacto, por determinação do prefeito Arthur Neto, devem ocorrer durante à noite para não prejudicar o trânsito da Torquato Tapajós, uma das avenidas de maior fluxo da cidade.
Para solucionar a travessia de pedestres e o acesso de passageiros às plataformas do transporte coletivo, a Prefeitura de Manaus instalou um conjunto de faixa de pedestre e semáforo com botão para acionamento.
Crime Ambiental
O posto de combustível, considerado o principal responsável pelo crime ambiental que ocasionou o transbordamento do igarapé dos Franceses, foi interditado.
Segundo o diretor de Fiscalização da Semmas, Eneas Gonçalves, todas as ocupações em Área de Preservação Permanente (APP) serão retiradas. “O que estiver dentro do curso do igarapé será retirado e os proprietários terão que se adequar”, concluiu.
A fiscalização do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) também notificou e autuou o posto e a drogaria localizada na área do incidente para apresentarem certidão de Habite-se, no órgão, no prazo de 24 horas.
*Com foto e informações da Semcom.