Apenas Amom Mandel, do AM, votou contra o projeto da devastação
Para Amom vender o novo licenciamento como progresso é má-fé com a população

Da redação do BNC Amazonas
Publicado em: 18/07/2025 às 06:56 | Atualizado em: 18/07/2025 às 07:00
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) votou contra o projeto que flexibiliza o licenciamento ambiental no país. O texto ganhou fama como “PL da devastação”.
Por ter sido o único parlamentar da região do Amazonas, na Câmara, a se posicionar contra a matéria, Amom ganhou destaque na mídia do país.
Por exemplo, hoje, ele ganhou espaço na Coluna do Estadão por seu posicionamento. É que, em crítica ao projeto, o parlamentar disse.
“Suspender licenças ambientais e enfraquecer os órgãos que deveriam proteger a floresta é caminhar rumo ao desastre. Vender isso como progresso é, no mínimo, má-fé com a população”.
O olhar da mídia do Brasil sobre o comportamento dos políticos do Amazonas em Brasília se sobressaltou nesse caso, porque a preservação ambiental é ponto forte de defesa da Zona Franca de Manaus.
Sempre que se defende o modelo a tese exposta é de que os incentivos fiscais ajudam a proteger a floresta amazônica. O projeto do novo licenciamento ambiental, por sua vez, destrói.
“Além do Amazonas, integram a região: Acre, Amapá, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. Dos 72 parlamentares desses Estados que votaram no projeto, 59 apoiaram a proposta amplamente defendida pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)”, escreve o Estadão.
Leia mais
Como votaram deputados do Amazonas para aprovar ‘PL da devastação’
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados