Amazonense desaprova governos do presidente ao prefeito de Manaus

David Almeida aparece em pesquisa Census com o maior índice de desagrado na comparação com Wilson Lima e Lula

Publicado em: 23/08/2025 às 10:50 | Atualizado em: 23/08/2025 às 10:52

Levantamento do instituto Census divulgado neste sábado (23) mostra que os principais governantes que atuam no Amazonas enfrentam índices elevados de rejeição entre os eleitores.

Segundo a pesquisa, tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quanto o governador Wilson Lima (União Brasil) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), aparecem mal avaliados pela população.

Entre eles, David Almeida foi o que registrou o maior índice de desagrado, superando a desaprovação atribuída a Lima e Lula.

Os números reforçam um cenário de desgaste político que atinge as três esferas de governo no Amazonas.

Quando perguntados sobre a gestão do presidente Lula, os entrevistados demonstraram insatisfação que chega a 48%. A aprovação do petista foi de 40%.

Já o governo de Wilson Lima obteve 49% de rejeição, enquanto a aprovação da gestão estadual chega a 38%, conforme os dados. 

No mesmo estudo, a condução municipal de David Almeida foi a mais rejeitada pelo eleitorado, que ficou concentrado na capital durante a sondagem. Almeida tem 57% de rejeição e 33% de aprovação, segundo o Census.

Metodologia

A pesquisa entrevistou 2.000 eleitores na capital e interior do Amazonas entre os dias 20 e 22 de agosto. 

Com o nível de confiabilidade de 95%, a amostragem conta com a margem de erro estimada em 2,2 %. 

Leia mais

Pesquisa Ipen/G6 aponta eleitor do AM distanciado do deputado federal

Foto: reprodução