Amazonas tem minerais pelos quais Trump chantageia o Brasil
Minerais foram incluídos em proposta dos EUA ao Brasil como parte de um possível acordo para evitar tarifas sobre produtos brasileiros

Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 24/07/2025 às 20:14 | Atualizado em: 24/07/2025 às 21:25
O estado do Amazonas possui os minerais estratégicos e as terras raras pelos quais o presidente dos EUA, Donald Trump, chantageia o Brasil com seu tarifaço de 50%.
Os minerais apareceram em mensagem dos EUA ao Brasil como parte de um possível acordo entre os dois países para evitar a taxação pelos americanos sobre as importações de produtos brasileiros.
De acordo com os sites dos jornais O Globo e Folha de S.Paulo, a mensagem de Trump sobre o assunto chegou ao setor de mineração do Brasil.
A Folha cita o ministro de Minas Energia, Alexandre Silveira, como fonte dessa informação.
Segundo o site do jornal paulista, o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, afirmou que o governo americano tem interesse nos materiais críticos em solo brasileiro.
O assunto foi tratado em encontro com representantes privados do setor.
“Escobar demonstrou atenção à política nacional de minerais críticos e estratégicos que o governo brasileiro está elaborando, bem como às iniciativas parlamentares que tratam do tema”, diz o jornal.
Leia mais
Mais do que urânio, China quer mesmo terras raras da mina do Amazonas
EUA x China
Ao que tudo indica, os EUA terão dificuldade de entrar nas minas do Amazonas.
Isso porque empresas do governo da China compraram a mina de Presidente Figueiredo, na região metropolitana de Manaus, onde está a riqueza que Trump tanto ambiciona.
O negócio dos chineses aconteceu em novembro do ano passado.
Leia mais
Foto: divulgação/Mineração Taboca S.A