Amazonas recebe nova remessa de respiradores do governo federal

A Fundação Cecon reorganizou sua infraestrutura e disponibilizou, nesta terça-feira (29), 23 leitos que vão atender a pacientes com câncer diagnosticados com a covid

amazonas, respiradores, governo, federal

Publicado em: 30/12/2020 às 21:36 | Atualizado em: 30/12/2020 às 21:52

O Amazonas recebeu, nesta quarta-feira (30), a terceira remessa de respiradores enviados pelo Ministério da Saúde (MS). Eles serão distribuídos nas unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Dessa maneira, vão ampliar o número de leitos destinados a pacientes vítimas do coronavírus (covid).

O estado recebeu 50 aparelhos nesta entrega, que, somada a remessas anteriores, totaliza 150 respiradores. Eles foram adquiridos, contudo, pós articulação do Governo do Amazonas.

Ainda nesta quarta, está prevista a entrega de 50 monitores, também enviados pelo MS, conforme a Secom.

Desde novembro, portanto, o MS já havia enviado ao Amazonas outros cem equipamentos.

Nesse sentido, os novos respiradores irão reforçar o atendimento das unidades da rede. E ainda nesta quarta-feira, serão entregues aos SPA dos bairros São Raimundo e Coroado.

Receberão também os SPA da zona Sul, o Danilo Corrêa e o Chapot Prevost.  Contemplada também é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues.

Os demais equipamentos serão distribuídos aos hospitais e prontos-socorros da capital, no decorrer dos dias.

Antes da distribuição, os equipamentos serão montados e calibrados pela equipe técnica da SES-AM.

 

Aumento por fases

O plano prevê o aumento da oferta de leitos clínicos e de UTI nas unidades hospitalares do estado por fases.

Nesta quarta-feira, o Hospital Delphina Aziz colocou em funcionamento mais dez leitos de UTI, chegando a 150 leitos desse tipo e mais 234 leitos clínicos.

Na terça-feira (29), o governador anunciou a abertura de 27 leitos, sendo 10 de UTI e 17 leitos clínicos. Estes, foram para o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto iniciou também a reorganização de leitos para atender à crescente demanda de pacientes.

A unidade irá aumentar de 12 para 40 o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), triplicando a oferta.

O quantitativo de leitos clínicos covid também será ampliado de 16 para 42, um crescimento de 160%.

No final de semana, o Hospital Platão Araújo também já havia reorganizado os fluxos de atendimento da unidade. E desse modo, se tornou referência para o atendimento de urgência e emergência para pacientes com covid.

Nesse intervalo, 119 leitos da unidade – 89 clínicos e 30 de terapia intensiva – foram transformados em leitos exclusivos. Uma nova enfermaria com 31 leitos está sendo preparada para essa finalidade na unidade.

 

FCecon

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), reorganizou sua infraestrutura e disponibilizou, nesta terça-feira (29), 23 leitos.

Os equipamentos são para o atendimento de pacientes com câncer diagnosticados com a covid. Cinco deles são Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A ação faz parte da quarta fase do plano de contingência do Governo do Estado no enfrentamento ao coronavírus 

 

Foto: Secom