MEC homologa base curricular da educação básica até dia 19

Publicado em: 15/12/2017 às 18:00 | Atualizado em: 15/12/2017 às 18:00

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta sexta-feira, dia 15, a Base Nacional Comum Curricular, que estabelece os processos que os alunos devem desenvolver em cada etapa da educação básica, assegurando direitos de aprendizagem.

O documento deve ser homologado até o dia 19 pelo ministro da Educação (MEC), Mendonça Filho.

Esta será a primeira vez que o país terá base curricular da educação infantil e do ensino fundamental, que servirá de parâmetro para a construção dos currículos pelas escolas e redes de ensino.

Todas as escolas e redes de ensino deverão adaptar e rever os seus currículos em 2018 para iniciar a implementação da base em 2019 e até 2020.

Os professores receberão formação para conhecer em profundidade o documento e haverá a adequação necessária do material didático.

“A base é um passo decisivo para a melhoria da educação infantil e do ensino fundamental para o aperfeiçoamento do material didático, dos programas de formação continuada de professores e das ações do MEC de apoio aos estados e municípios”, afirmou o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Silva.

Segundo Rossieli, a base é o documento que vai dizer o que cada aluno precisa aprender ao final de cada ano e de cada etapa da educação básica.

“A base vale para alunos de escolas públicas e privadas de norte a sul do país. Esse documento nos conduzirá para uma sociedade mais justa e igualitária, pois ela é referência para que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado”, disse.

O ministro Mendonça Filho destacou que a base curricular põe o Brasil “alinhado aos melhores e mais qualificados sistemas educacionais do mundo, que já se organizam em torno de uma base comum”.

A base curricular foi construída durante mais de três anos, sob a coordenação do MEC e com a colaboração de milhares de educadores, especialistas e acadêmicos de todas as regiões do país.

O ministério estima que a Base Curricular do Ensino Médio será enviada ao CNE no primeiro trimestre de 2018.

 

Foto: Divulgação/MEC