O fim do carnaval em fevereiro?
Em evento com lĂderes religiosos, o papa Francisco defendeu fixar data da PĂ¡scoa, o que impactaria diretamente o calendĂ¡rio do carnaval.

Por Dassuem Nogueira*
Publicado em: 19/02/2025 Ă s 12:28 | Atualizado em: 19/02/2025 Ă s 12:28
O papa Francisco discursou em prol da fixaĂ§Ă£o da data da PĂ¡scoa em evento que reuniu lĂderes das igrejas catĂ³licas romana e ortodoxa. A mudança impactaria diretamente o carnaval, que entĂ£o poderĂ¡ ocorrer sempre no mĂªs de março. SerĂ¡ o fim do carnaval em fevereiro?
O discurso se deu no encerramento da Semana de OraĂ§Ă£o pela Unidade dos CristĂ£os que ocorreu de 18 a 25 de janeiro, no Vaticano, em comemoraĂ§Ă£o aos 1.700 anos do primeiro concĂlio ecumĂªnico, que reuniu lĂderes da igreja evangĂ©lica luterana, catĂ³lica ortodoxa e romana em Niceia, atual cidade de Iznik, na Turquia.
Em seu discurso, o papa Francisco destacou que, em 2025, as igrejas catĂ³licas comemorarĂ£o a PĂ¡scoa na mesma data. E ressaltou que esse Ă© um sinal para que as igrejas unifiquem a data para reforçar esse sĂmbolo da fĂ© cristĂ£ que Ă© o renascimento de Jesus.
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A igreja catĂ³lica ortodoxa
A igreja catĂ³lica ortodoxa, tambĂ©m conhecida como igreja catĂ³lica do Oriente, e a romana se separaram em 1054 por meio do Cisma do Oriente, resultado de divergĂªncias dogmĂ¡ticas e polĂticas.
Entre elas estĂ¡ que, para a igreja ortodoxa, foi o apĂ³stolo AndrĂ© que fundou a igreja de BizĂ¢ncio (Constantinopla). E, para a igreja romana, quem funda a igreja Ă© seu irmĂ£o, Pedro. Paulo Ă© considerado o fundador da igreja ortodoxa grega.
HĂ¡ ainda divergĂªncias relacionadas Ă s diferenças culturais entre oriente (mĂ©dio) e ocidente e o culto Ă s imagens.
Mas, a separaĂ§Ă£o tambĂ©m foi atravessada por disputas de interesses polĂtico na regiĂ£o do MediterrĂ¢neo, entre os governos de Roma e Constantinopla, hoje Istambul, como as que resultaram na discordĂ¢ncia sobre a supremacia papal.
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CalendĂ¡rio gregoriano e juliano
Para a igreja catĂ³lica apostĂ³lica romana, a data da PĂ¡scoa Ă© definida pela primeira lua cheia apĂ³s o equinĂ³cio de primavera.
O carnaval Ă© definido a partir disso, pois conta-se 47 dias antes da PĂ¡scoa. Sendo assim, seriam sete dias de carnaval e quarenta dias de quaresma.
AtĂ© hoje, a igreja ortodoxa segue o calendĂ¡rio juliano para marcar as datas fundacionais do catolicismo, como a PĂ¡scoa. Esse calendĂ¡rio era o que estava em vigĂªncia quando Jesus Cristo viveu e Ă© praticado desde, aproximadamente, 45 a.C., como legado do antigo impĂ©rio romano para os ortodoxos.
JĂ¡ a igreja catĂ³lica apostĂ³lica romana adotou outro calendĂ¡rio no papado de GregĂ³rio 13, em 1582. O gregoriano, portanto, foi adotado para realinhar os fatos do calendĂ¡rio solar aos equinĂ³cios prĂ³prios das estações do ano.
Isso porque descobriu-se que a Terra nĂ£o dĂ¡ uma volta completa em torno do sol em exatos 365 dias, mas um pouquinho a mais, o que Ă© corrigido com um dia a mais a cada quatro anos, quando ocorrem os anos bissextos.
AlĂ©m disso, o calendĂ¡rio precisava corresponder ao das mudanças das estações para facilitar as celebrações religiosas. Afinal, o tempo nĂ£o corresponde apenas aos fatos da natureza, mas a um tempo sagrado para as culturas.
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Uma decisĂ£o polĂtica
A proposta do papa Franscisco teria que ser levada a um novo concĂlio ecumĂªnico entre igrejas, o que nĂ£o ocorre desde 1965.
Contudo, a proposta nĂ£o significa retomar o calendĂ¡rio juliano para definir as datas sagradas do catolicismo.
A fixaĂ§Ă£o de uma data para a PĂ¡scoa tem o objetivo polĂtico claro de fortalecer as igrejas ortodoxas e produzir um senso de unidade entre os cristĂ£os.
Assim como a PĂ¡scoa, o carnaval passaria a ter uma data fixa, podendo ocorrer sempre em março.
*A autora é antropĂ³loga.
Foto: divulgaĂ§Ă£o