ZFM: hĂ¡ um mĂªs grandes navios cargueiros nĂ£o atracam em Manaus
ConsequĂªncia da seca recorde do rio Negro, que ainda nĂ£o parou.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 26/10/2023 Ă s 08:12 | Atualizado em: 26/10/2023 Ă s 08:20
A estiagem deste ano atinge a maior parte do Amazonas, e, hĂ¡ um mĂªs, grandes navios cargueiros nĂ£o atracam em Manaus.
No estado, dos 62 municĂpios que formam o estado, 59 estĂ£o em situaĂ§Ă£o de emergĂªncia, incluindo Manaus.
Segundo o g1, o Super Terminais nĂ£o recebia navios desde o dia 19 de setembro. O terminal estĂ¡ situado no bairro ColĂ´nia Oliveira Machado, zona sul da capital
Contudo, apĂ³s mais de um mĂªs, apenas um navio atracou no porto, o Izmir, da MSC, e mesmo assim, com apenas 10% da sua capacidade de carga.
Desse modo, o Izmir chegou ao porto no sĂ¡bado (21) com 140 contĂªineres abastecidos com insumos para a Zona Franca de Manaus.
Por conseguinte, nesta semana, o navio deixou Manaus abastecido com 110 contĂªineres.
Ainda de acordo com a publicaĂ§Ă£o, Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais, a operaĂ§Ă£o exigiu uma operaĂ§Ă£o complexa.
“Este navio conseguiu chegar ao terminal portuĂ¡rio devido Ă s suas caracterĂsticas: ele Ă© menor do que os navios convencionais (tem 184 metros, enquanto em mĂ©dia os navios tĂªm 220 metros)”, disse.
“Para essa operaĂ§Ă£o foram necessĂ¡rios diversos cĂ¡lculos para permitir que o navio conseguisse passar nas Ă¡reas mais crĂticas do rio”, completou.
Ao mesmo tempo, Gregorio afirmou que as secas costumam afetar o transporte de cargas, mas nĂ£o chegam a impedir a navegaĂ§Ă£o.
“É comum que na Ă©poca das secas, os navios que vĂªm para Manaus cheguem Ă cidade com a capacidade reduzida, com cerca de 40% da carga normal. Mas neste ano, devido Ă seca histĂ³rica, essa situaĂ§Ă£o Ă© um pouco diferente”, afirmou.
Leia mais no g1.
Leia mais
ZFM: Serafim anuncia chegada de 880 contĂªineres com insumos
ZFM: fĂ¡brica de motos nĂ£o dĂ¡ fĂ©rias, mas faz ‘paradas pontuais’ na produĂ§Ă£o
Foto: reproduĂ§Ă£o/vĂdeo