ZFM: empresa do PIM pioneira em reciclagem de vidro recebe visita da Suframa
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, elogiou a atuação da Suam

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 21/07/2025 às 15:03 | Atualizado em: 21/07/2025 às 15:07
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) visitou nesta segunda-feira (21) a fábrica da Suam – Tecnologia Autossustentável em Vidros, localizada no bairro Distrito Industrial II, zona Leste da capital amazonense.
A ação, além de fortalecer a agenda de fortalecimento do ambiente de negócios do Polo Industrial de Manaus (PIM), teve como objetivo conhecer de perto o trabalho de uma empresa pioneira na região Norte na gestão e destinação final de resíduos de vidro.
A comitiva da Suframa na visita foi composta pelo superintendente Bosco Saraiva, pelo superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro, pelo coordenador-geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários, Sérgio Muniz, e pelo gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva, Ozenas Maciel.
A equipe foi recebida pelos sócios Wandreza Coimbra e Carlos Coimbra, bem como pelo diretor de Marketing, Francislan Soares.

De acordo com a sócia Wandreza Coimbra, a Suam redefiniu o conceito de sustentabilidade na indústria ao ser a primeira do mundo a criar produtos 100% sustentáveis a partir de areia de vidro reciclado, com fabricação livre de emissão de CO2 e sem utilização de areia natural.
“A empresa destaca-se no cenário nacional como uma das quatro no Brasil a reciclar vidro e a segunda a processar 100% dessa destruição. Na região Norte, a Suam é um precursor nesse tipo de trabalho, com um modelo focado na logística reversa local do vidro”, explicou Coimbra.
Coimbra detalha que, apesar de ser uma empresa jovem, a Suam já possui as certificações ISO 9001 e 14001, tanto nacionais quanto internacionais. Além disso, sua linha de produtos, que inclui argamassas (C1, C2, C3) e massa pronta, já está presente nas maiores lojas de construção de Manaus.
“A empresa também expandiu sua atuação para o mercado internacional, com produtos já comercializados nos Estados Unidos, e seus abrasivos para estruturas metálicas são utilizados por grandes clientes como Petrobras, Marinha e Refinaria da Amazônia”,
reforçou a sócia.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, elogiou a atuação da empresa e destacou que a Suam contribui para fortalecer o papel do PIM de vanguarda na sustentabilidade da Amazônia.

“É a primeira do Brasil em transformar vidro em argamassa pura para construção civil, entre outras diversas transformações que eles fazem desse produto a partir da reciclagem. Conseguimos atestar, portanto, o potencial da reciclagem para gerar produtos de alto valor agregado e diversificar o uso de materiais, além de outras inovações que uma empresa realiza a partir do vidro descartado”, ressaltou Saraiva.
Leia mais
Fotos: divulgação