Vigilância da prefeitura recebeu mais de mil notificações sobre coronavírus
Centro de vigilância compõe a rede nacional de alerta e respostas às emergências em saúde pública, funcionando para a identificação precoce do coronavírus.

Publicado em: 07/04/2020 às 12:04 | Atualizado em: 07/04/2020 às 12:04
A equipe de investigação epidemiológica do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, da Prefeitura de Manaus, já realizou o monitoramento de 1.420 notificações de casos do coronavírus (Covid-19).
Desses, 473 tiveram confirmação para a doença na capital e 862 foram descartados após resultado laboratorial, com 70 pacientes internados e 15 óbitos.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que o centro compõe a rede nacional de alerta em saúde pública.
O local funciona como sentinelas para a identificação precoce de agravos que possam representar ameaças epidemiológicas.
Leia mais
Mulher ignora coronavírus e faz pole dance em frente de delegacia em Manaus
“O centro atuou intensamente no combate ao surto de sarampo”, disse.
“Assim como mantém o monitoramento aos casos da Covid-19 e de outros agravos”.
Integrando a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a equipe do centro é multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, farmacêutico, estatístico, sociólogo e assistentes administrativos.
A gerente do centro, enfermeira Eliane Campos, explica que o trabalho em relação à Covid-19 inclui o monitoramento dos casos suspeitos a partir da notificação realizada pelos serviços de saúde, investigação epidemiológica e acompanhamento dos casos até a alta do paciente.
Foto: Divulgação/Semsa