Vereador assume comissão e diz que produção familiar é prioridade

Eduardo Alfaia vai propor a criação de um programa para acesso dos pequenos agricultores e agricultores familiares ao serviço de extensão agrícola rural

Vereador assume comissão

Da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 17/02/2021 às 19:00 | Atualizado em: 17/02/2021 às 19:00

Vereador assume comissão e diz que produção familiar é prioridade. Trata-se do vereador Eduardo Alfaia (PMN), que assumiu a presidência da Comissão de Agricultura e Política Rural, da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

De acordo com Alfaia, ele disse que vai  propor a criação de um programa para acesso dos pequenos agricultores e agricultores familiares ao serviço de extensão agrícola/rural.

O vereador disse também que se precisa democratizar a informação necessária para que pequenos agricultores e agricultores familiares possam produzir de forma responsável e segura.

“Infelizmente, a legalização no nosso país é extremamente burocrática, fazendo com que muitos desses trabalhadores ignorem a legislação em suas produções, sejam pela dificuldade financeira, seja pela própria falta de informação”, disse.

Alfaia destaca a importância da questão sanitária, tanto para o produtor, quanto para o consumidor final.

Conhecimento básico

Da mesma forma, o parlamentar municipal destaca é preciso incentivar o conhecimento, não somente técnico, mas o básico também.

Com isso, o processo de manipulação de alimentos deve ser totalmente alinhado com as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Entretanto, não sabemos se essas pessoas (muitas delas em condição bastante humilde) possuem ciência de como se deve proceder, colocando em risco a sua saúde e também, a daqueles que consomem seus produtos”, completou.

Enfim, Alfaia afirma que durante seu mandato pretende mudar essa cultura de negligência ao setor primário, estudando e propondo diálogos com outros órgãos e agências estaduais e federais, além de parcerias com as universidades públicas do Amazonas.

Leia mais

Vereador Peixoto propõe criação de lei da ficha limpa municipal

Foto: Robervaldo Rocha/CMM